quarta-feira, 20 de junho de 2012

CANTICO ESPIRITUAL

Em meu Amado possuo os montes,                                  
Os vales solitários e umbrosos,
As ilhas estranhas,
Os rios sonoros,
'Baía do Mexilhoeiro' © Rita Silva
O assobio dos ventos amorosos;
A noite sossegada
Ao lado dos albores da aurora,
A música calada,
A solidão sonora,
A ceia que recreia e enamora.

São João da Cruz.

terça-feira, 19 de junho de 2012

INVISIBILIDADE



A invisibilidade social pode se dar de diversas formas. Em geral, esse conceito é utilizado para se referir a grupos sociais de ‘importância irrelevante’ no contexto abrangente da sociedade e que, normalmente, são tratados com indiferença, preconceito, violência, etc.
A condição de invisibilidade social, muitas vezes, está relacionada ao baixo poder aquisitivo, cor de pele, ocupação profissional, baixa escolaridade, orientação sexual, faixa etária, entre outras. Essas pessoas não são reconhecidas na sua condição de cidadãs, são tratados como seres inferiores. É o que ocorre com a população pobre que vive em condições sociais periféricas.
O problema da invisibilidade social se dá à medida que as singularidades de uma pessoa ou de um grupo, físicas ou afetivas, passam a serem ignoradas pelo outro.  Na contemporaneidade, o agravante da cultura de consumo intensifica a condição de invisibilidade, pois nessa sociedade o sujeito vale pelo que consome. O importante não é o Ser, mas o Ter. Na sociedade de consumo a individualidade se perde no emaranhado das ofertas, dos produtos, das ilusões, etc.