sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O importante é ser fevereiro e ter carnaval

"Bem aventurados os que fazem o carnaval; os que não fogem nem se recolhem; mas enfrentam as noites bárbaras e acesas; bem aventurados os gladiadores e césares e chiquitas e baianas, e que a vida depois lhes seja leve na volta do sonho em que se esbaldam"

Rubem Braga

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

VIAGEM... Cap II PESSOAS DE BUENOS AIRES

 
Feira de San Telmo     matraqueando.com.br
A viagem ficou mais marcante por causa das pessoas. Monumentos, comidas, musicas e outros detalhes grandes ficam mais pequenos diante da grandeza que é a relação comas pessoas. Já falei de duas pessoas que muito marcaram esta viagem, ous eja, sobre a Penepole e o Joelson. A respeito da primeira, confesso que nunca vi tamanha paixão pela musica brasileira.
A “Morde fronha” venera Zezé de Camargo
e um pouco menos o Luciano.

Ele quiz saber, com ares de mistério a ser revelado por mim e pelo Naldo, se o Zezé e gay! Fizemos a sua felicidade. É claro! Penelope não faz mais nada pra se relacionar com os seres humanos, não gosta de ser humano – afirmou - no entanto ainda não se suicidou!! Hum! Tá esperando o quê trava? Convivi com os CD’s, os Vinis e a eterna frustração de não ter sido amada por um hetero. Ta boa!! ? 

O Joelson também está no Blog. Rejuvenesci 50 anos e dois minutos rindo com ele. É um brasileiro do tipo “jeitinho”, “da o bote e esconde a unha” . Foi no Porto Madero que ele aportou depois de ter sido açoitado pela mulher que ainda ama em Manaus. Nos mostrou uma máquina fotográfica, colírio para olhos famintos por imagem, uma vez que não tinhamos uma máquina, e disse que custou mixaria! Hum! Sei lá a procedência! Preguiçoooooooso!! Uma chama de preguiça, enquanto conversava conosco até chamou outro funcionário pra o bate papo. Só sau da mesa, onde tomavamos um cafezinho, quando o gerente os convocou. Se foi com amesma alegria carregada por um bobo da corte.  
Lembro do vendedor de “tudo” numa loja em Caminito! (Depois eu escrevo sobre a delícia dos lugares). Pela libido aguçada que revelada talvez quizesse estar numa moita, fornicando, sei lá! Ou atrás do campo do Boca Junior, quem sabe? Disse que Argentino é muito macho e ele me pareceu um cavalo baio em busca de uma égua pra trotear e satisfazer seus desejos mais instintivos!!!! Ali comprei um licor de limão. Podia-se degustar as bebidas, assim, sai dali quase embriagado, olhando zaroio pra ver as belezas em dose dupla. 
Lembro também da devota de Lujam!
A caminho do Santuário de Lujam encontramos uma senhora simpática que, costumeiramente, visitava sua amiga... a Lujam. Eu, quando perguntava onde e como chegar a este santuário pronunciava: Como chega em Lorraine... ninguém entendia porra nenhuma!! Só a fé pra ajudar. Ela me fez lembrar os sertanejos onde fiz missões nos anos 90, que diziam “é logo ali”. Lorraine era tão longe gente!!! Eu já tava enfadado de andar! Só a fé que remove montanhas me fez chegar no santuário da padroeira da Argentina. E eu que pensava que era Evita Peron. (rsrsrsrs) 

Ainda há mais, por hoje eu pretendo ficar com a lembranças deliciosas destas pessoas que marcaram minha viagem. Pena nao ter fotos delas... pena não ter fotos de coisa alguma.

Cheiro de Licor de
Gilson Reis
16.02.12

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

REFLEXÃO

"Aprendi....que ninguém é perfeito enquanto não se apaixona.
Aprendi....que a vida é dura mas eu sou mais que ela!!
Aprendi que...as oportunidades nunca se perdem; aquelas que desperdiças... alguém as aproveita!!!
Aprendi que... quando te importas com rancores e amarguras a felicidade vai para outra parte.
Aprendi que... devemos sempre dar palavras boas... porque amanhã nunca se sabe as que temos que ouvir.
Aprendi que...um sorriso é uma maneira econômica de melhorar teu aspecto.
Aprendi que... não posso escolher como me sinto... mas posso sempre fazer alguma coisa.
Aprendi que...quando o teu filho, recém-nascido, segura o teu dedo na sua mão tenta prendê-lo para toda a vida!!!!!
Aprendi que...todos, todos querem viver no topo da montanha... mas toda a felicidade está durante a subida.
Aprendi que... temos que aproveitar da viagem e não apenas pensar na chegada.
Aprendi que...o melhor é dar conselhos só em duas circunstâncias... quando são pedidos e quando deles depende a vida.
Aprendi que...quanto menos tempo se desperdiça... mais coisas posso fazer."

(Autor desconhecido)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

DIVA


Meu amigo, Gilson, enviou para mim uma mensagem dizendo “24h de luto”. Pensei...Nossa!!!!!!!!! Quem será que morreu???!!!

E.., ele então me enviou outra mensagem dizendo “Whitney Houston”. Bateu uma certa tristeza. Um sentimento de ter perdido alguém muito importante. Afinal, não se vê alguém com tanto talento musical em qualquer lugar, a qualquer tempo.

Há alguns anos comprei um DVD intitulado “Divas”. Claro que Houston está entre elas. E não é por ter morrido, mas o ápice do Show é quando ela canta a música Ain`t No Way, juntamente com Mary J. Blige. Ambas parecem estar enlouquecidas, uma espécie de transe ou alguma coisa parecida. Divinas!!!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=qLZ_gi1EKdc

E logo em seguida Houston canta sozinha a música I Will Always Love You

http://www.youtube.com/watch?v=37UsZ10YdEE&feature=related

Não há um show de calouros em que as músicas de Houston não sejam interpretadas. Dificilmente haverá um show de transformistas em que não haja dublagem dessa Estrela. Por falar em dublagem, meu irmão deve estar muito triste com a morte da cantora. Ele a adora. De vez em quando costuma dublá-la. Até que fica divertido!!!!!!!! Nos faz rir... quase arrebenta suas cordas vocais, mas ele jura que com um pouco mais de treino cantará igualzinho a ela.

Vale ainda lembrar os palcos onde se apresentam os transformistas. Aí Whitney Houston quase nunca falta! Acho que ela viverá para sempre na memória, nos palcos, nos momentos de alegria, de dor, de saudade, de sedução, de todos nós...

“A estrela pop começou a cantar em um coral gospel júnior aos 11 anos de idade. Filha da cantora Cissy Houston e afilhada de Aretha Franklin, ela foi descoberta em uma casa noturna por Clive Davis. Seu álbum de estreia, intitulado Whitney Houston, foi lançado em 1985 e se tornou o álbum de estréia mais vendido por uma artista feminina. Depois disso, sua carreira foi marcarda por prêmios e recordes. Vendeu mais de 200 milhões de discos, ganhou seis Grammys, dois Emmy Awards, 22 American Music Awards e 30 Billboard Music Awards. Até 2010, já somava 415 prêmios conquistados.”

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

E A CRACOLÂNCIA ? E A NOVA LUZ?

Caros leitores do blogg. Entendo que este espaço é democrático onde possamos publicar ideias, sensações e pensamentos a respeito dos nossos tempos.
Em 2009 eu havia escrito um texto sobre o descaso e manipulação dos acontecimentos da cracolândia que veiculou por vários espaços. Há pouco tempo observamos uma grande movimentação acerca dessa realidade promovida pela prefeitura, estado e, sobretudo pela força policial. Acredito ser desnecessário pra não dizer redundante relembrar aqueles acontecimentos, porém voltar ao assunto é de grande urgência para não cair no esquecimento e as coisas irem andando sobre as sombras de nossas consciências.
Pois bem, nesses dias temos observado o agrupamento de muitos usuários sem destinos rodando as ruas Vitória, Aurora, Conselheiro Nébias, Av. Rio Branco, e outras agora mais escuras por falta (proposital?) de iluminação. A prefeitura limpou o espaço onde era ocupado pelos usuários próximo a estação de trem Júlio Preste. Demoliram prédios, tiram caminhões de lixo e o povo – usuários – foram limpos de lá também. Todos viram com que rapidez e eficácia foi realizada a limpeza para ser construído “alguma coisa”  em homenagem ao antigo presidente Lula, pode isso?. O pior é que o prefeito fala que não há nada de político nisso, mas as noticias veiculadas é que o PT tem discordado internamente por conta de alguns “companheiros” quererem se juntar a ele e outros não.
Voltando ao nosso assunto, percebemos que a feira da droga continua, não só o crack, mas a “farinha, erva, pedra. Quer ai tio?” – como pergunta um vendedor na rua. Segue a céu aberto o comércio sem nenhuma ação para reprimir essa prática. O que mudou? Onde está a nova luz? A única diferença que percebemos é que a cracolândia não tem mais endereço certo. Espalhou-se por toda cidade, escancarando a ineficiência da cidade em cuidar de seus munícipes.
Com a pouca dificuldade para conseguir a droga, os usuários, entram em desespero e acabam brigando, violentando-se uns com os outros buscando possuir a substância ou por medo de ficar sem ela. Com isso a violência tem aumentado.
Os moradores mais amedrontados tentam expulsar os usuários de frente de seus edifícios contratando “seguranças particulares”, pois não conseguem sair para ir à padaria, por exemplo, devida aglomeração de usuários que se forma. Estes seguranças tentam copiar a forma de ação da polícia que ao perceber um grupo em determinada rua liga as sirenes (como um vaqueiro com seu berrante) e começa a tocar aquelas pessoas fazendo-os circular (como gado no pasto) sem lugar pra ficar. Os seguranças por sua vez, carregam um cassetete e batem contra portas fazendo barulho e vão gritando: “vamos circulando, vamos circulando ai caralho”.
A realidade dessa região é pensada por “intelectuais” que nunca estiveram por lá para maior percepção da real situação dos usuários e da comunidade que ali vive. Pensar forma de ação dentro de seus escritórios almofadados e pedir para que se cumpra é uma tarefa fácil até mesmo pra quem não é intelectual. Esse distanciamento causa uma forma de pensamento distante da realidade como já disse e conduz a ações pouco efetivas. Alguém acredita que esses acontecimentos irão dar uma resposta positiva ao problema? É só pensar no que fazer com essas pessoas quando saírem de lá pós-internação voluntária ou não. Será que esses pensadores entendem o que estão fazendo?
Finalizando, todos sabiam que uma ação naquela região a favor das pessoas que utilizam o crack para escapar da difícil situação de vida sempre foi de extrema urgência. Porque será que após tantos anos ninguém fez nada? Agora estamos num momento político importante e tentam resolver com soluções minimamente assustadoras. Percebemos que algumas pessoas se quer dispõem de condições para responder por seus atos devido a tantos anos impregnadas pelo crack ou outra droga qualquer. Como disse o Pe Julio Lancelote, uma ação sempre foi necessária, mas poderiam ter pensado em algo mais inteligente – adorei o que ele disse!.

Reinildo
13.02.2012

domingo, 12 de fevereiro de 2012

PLEXO



















Minha seiva ainda é vermelha.

Aquilo que me espelha reflete o que de mim prevalece.

Não sou o que lhe parece.

Finjo-me inteiro, embora em partes.

Por fim, meus contrastes revelam-me, ainda que de esgueiro,

Prostrado e aventureiro.

Sigo o instinto, o instante.

Endireito o plexo e fundo em mim tal guia.

Minha valia repousa trêmula sob minhas mãos,

Que remodelam abrupta e profundamente a cabeça,

Espaço anexo, sem valor, sem nexo.

Sem razão alguma, sem vereda.

Não! Não sou exato.

E de fato e, no entanto,

Sou um tanto...

Complexo!


11/02/2012 – 00:25
Chiquinho Silva