sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sinais do Natal

Os objetos e adereços natalinos tem significados especiais. O azevinho, utilizado para simbolizar o flagelo de Cristo, o visco e a hera eram consideradas plantas mágicas pelos druidas, antigos sacerdotes dos gauleses e bretões, porque mantem-se verdes em pleno inverno.
Durante a festa em homenagem ao rei Saturno, dos romanos, em dezembro, eram distribuídos presentes ao longo do mês.
No século XIV, no dia 5 de dezembro, as crianças comemoravam o dia de São Nicolau, colocando os sapatos na janela e recebendo presentes.
As árvores eram utilizadas para reverenciar as divindades, na mitologia grega. O carvalho homenageava Júpiter; a oliveira era oferecida a deusa Minerva e a videira ao deus Baco.
A árvore é considerada a intermediária entre o céu e a terra, representante das possibilidades de evolução e de elevação do homem.
Na China, o pinheiro simboliza a longa vida e, no Japão, a imortalidade. As guirlandas representam a mandala, um diagrama de círculos e quadrados, considerada a chave para que o homem se conscientize das qualidades que o prendem ao eterno ciclo de nascimento e mortes. Os índios navajos americanos usavam guirlandas de ervas com função terapêutica e mágica; os druidas, como proteção aos maus espíritos e os hindus, para estimular a meditação.
Cores: o ouro ou os metais dourados são associados ao sol e no brasão dos cavaleiros era símbolo de sabedoria. Para os alquimistas, liga-se à evolução da materialidade para a espiritualidade. O verde é a renovação, a cor que tem o poder de regeneração, porque capta a energia solar e a transforma em energia vital. O vermelho está associado ao fogo e ao amor divino.
As estrelas simbolizam a luz permanente. No judaísmo são consideradas anjos guardiões. A estrela de cinco pontas, no esoterismo, traduz o esquema simbólico do homem em relação às medidas do universo - braços e pernas esticados, e a cabeça, que comanda a vontade. A de seis pontas é sinal de paz.
Velas: o fogo é usado por diversos povos para exorcizar os maus espíritos.
Finalmente, porque Dezembro? É o mês do início do inverno no Hemisfério Norte, quando a natureza adormece para renascer. A estação representa o começo do ciclo e a preparação para o nascimento do rei Sol, que traz a luz.
Um Feliz Renascimento para todos!

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O SABER DAS COZINHEIRAS: PARTE III HOMENAGEM À BABETTE DE PIRITUBA: Marli Pereira!

A decisão foi tomada: O prato a ser feito é uma Moqueca.

Algumas semanas atrás conversava com a Marli sobre a confraternização do Sarau Pegando o Gancho, alem de “papearmos” sobre um projeto nosso de realiza almoços em casa para os amigos. Adoro encontros!!

Foi dessa conversa ao telefone que surgiu a ideia de organizarmos o almoço com o tema: Comida de santo. A Babette da vez, minha querida Marli (A ti, toda honra e toda glória!), começou a pesquisar sobre o assunto e descobriu que Moqueca é comida de Xangô. Topamos pela iguaria celebrada entre os Capixabas.

 

Ruben Alves, que me inspirou nas mais recentes postagens deste blog, sobre o saber das cozinheiras, tem mais pérolas a dizer. E diz:

Uma comida para ter gosto bom, há de ser a realização culinária de um sonho. A culinária é um triunfo da vontade amorosa. Ela obriga a natureza, indiferente, a fazer amor conosco. A Cozinheira também deseja nos dá uma grande felicidade. Para isso ela existe. Essa é a sua arte. Sua bíblia é o Kama Sutra da boca, as infinitas maneiras de se fazer amor com os lábios, com a língua, com o nariz, com as vísceras.

Assim era a Babette e Tita: Sabiam os segredos do prazer pela comida. Realizavam, na prática, aquilo que os psicanalistas anunciam na teoria: é o “princípio do prazer” que estabelece o programa para nossa vida. O conhecimento é guardado ao lado daquela panela de barro sobre o fogão, que só tem sentido pela moqueca que dentro dela está fervendo. A panela é um meio. A moqueca é o fim. O saber é um meio. O sabor é o fim.

Por Gilson Reis
Inspirado em Ruben Alves - Variações sobre o prazer
E em Marli Pereira, a Babette de Pirituba – São Paulo.

Queridos leitores deste Blog, bem vindos à Moqueca! Bem vindos à confraternização do Afeto, uma jóia preciosa do Coletivo Cultural Pegando o Gancho.

No comentário abaixo, confirme sua presença.
Dia 30 de Abril de 2016
Rua General Rondon 57 Apto 11 Campos Eliseos

Dia 22 de dezembro - A partir das 13h
Avenida Angelina 577 Casa 3
Vila Guilherme – Contato: 953933139

Compartilhe bebidas (Vinho ou cerveja)

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

DESIDERATA

Viva tranquilamente, por entre a pressa e os ruídos, e lembre-se de quanta paz há no silêncio. Tanto quanto possível, sem se render, esteja em bons termos com as pessoas.

Diga sua verdade calma e claramente, e ouça os outros, mesmo os mais medíocres e ignorantes – eles também têm a sua história.


Evite as pessoas espalhafatosas e agressivas, pois essas são um insulto ao espírito. Não se compare com os outros, para não se tornar vaidoso ou amargo, e saiba: sempre haverá pessoas melhores e piores que você. Desfrute tanto de suas realizações quanto de seus planos.
Cultive seu trabalho, mesmo que ele seja humilde; esse é um bem real, frente às variações da sorte. Seja cauteloso em seus negócios, pois o mundo é cheio de armadilhas. Mas não deixe que isso o torne cego para a virtude, que está sempre presente; muitas pessoas lutam por ideais nobres e, por toda a parte, a vida é sempre exemplo de heroísmo.

Seja sempre você mesmo. E, sobretudo, nunca finja afeição. Nem seja cínico em relação ao amor, pois, apesar de toda a aridez e desencanto, ele é tão perene quanto a relva.
Aceite serenamente os ensinamentos do passar dos anos, renunciando suavemente àquilo que pertence à juventude. Fortaleça seu espírito para que ele possa protegê-lo diante de uma súbita infelicidade. Não antecipe sofrimentos pois muitos temores são apenas fruto do cansaço e da solidão. Mesmo seguindo uma disciplina rigorosa, seja leniente consigo.

Você é filho do Universo, tanto quanto as árvores e as estrelas; e tem o direito de estar aqui. E mesmo que isso não seja muito claro para você, não tenha dúvida de que o Universo segue na direção certa.

Portanto, esteja em paz com DEUS, não importa a maneira como você O concebe, e sejam quais forem as suas lutas e aspirações, na terrível confusão que é a vida, fique em paz com sua alma.
Pois, apesar de toda a falsidade e sonhos desfeitos, este ainda é um lindo mundo. Seja cauteloso. Lute para ser feliz.
Autor Desconhecido