quinta-feira, 19 de setembro de 2013

FESTA DA CULTURA PAULISTA!


Catira, caiapó e cavalhada.
Cururu, jongo, congada e reiada.
Recomenda de almas, fandango, moçambique e batuque.

Quem relacionaria este sonoro vocabulário a São Paulo?

Sempre associado à tecnologia e à modernidade, o Estado mais populoso do país é rico também em manifestações culturais tradicionais e religiosas. Do litoral ao Pontal do Paranapanema, todas as regiões paulistas mantêm vivos folguedos, danças, festivais, artesanato e culinária. Uma riqueza pouco conhecida, que esconde várias curiosidades. Em um exemplo: pouca gente sabe, mas São Paulo tem um grande reduto de bonecos gigantes, carros de bois e festejos devocionais.


De 14 a 23 de setembro, toda esta riqueza estará concentrada em um só local: o Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional. Realizado pelo Governo do Estado, Secretaria da Cultura, o evento reúne artesãos, culinaristas e grupos de cultura tradicional de cerca de 200 municípios que, durante 10 dias de programação, estarão contemplando o universo de caipiras, caiçaras, tropeiros, quilombolas e indígenas do Estado.

Com uma programação diferenciada, cerca de 250 grupos de cultura tradicional vão se apresentar nos encontros de catira, reinados de congo, São Gonçalo, violeiros e sanfoneiros, batuques, folias de reis, fandango e orquestras de viola.
Além disso, serão instalados 90 espaços de culinária, 120 de artesanato, Rancho Tropeiro, tenda cigana e espaço quilombola.

Serão realizados ainda cortejos pelas ruas da cidade e corridas de cavalhada. Toda programação vai ser transmitida ao vivo pela internet no www.revelandosaopaulo.org.br

Ubuntu
Também a variedade religiosa de São Paulo está presente no XVI Revelando São Paulo. No sábado (15), às 16h, o “Ubunto” reunirá irmandades de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia para o cortejo afro na Zona Norte. No domingo (16), uma grande cerimônia com a presença de representantes de várias religiões – afro, evangélicas, católica, budista, entre outras – culmina com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil, no Parque do Trote.


SERVIÇO
XVI Revelando São PauloData: 14 a 23 de setembro
Horário: das 9h às 21h
Local: Parque Vila Guilherme/Trote e Mart Center
Endereço: Avenida Nadir Dias de Figueiredo s/n – Vila Guilherme
Estacionamento no local – Entrada franca
Informações:
www.revelandosaopaulo.org.br
Ao vivo pela internet www.revelando.tv.br
twitter: @revelandosp   / facebook: revelandosaopaulo1

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O Sete de Setembro é dia da Independência? Então é dia de luta.


No último dia 07 celebramos mais um ano da independência do Brasil. Nesta data sempre fico observando como o povo brasileiro, espalhado por este país continente, se manifestará diante deste dia comemorativo. É impressionante como, não fosse o feriado, esta data passaria despercebida. O mais interessante ainda é que não há um questionamento a este respeito, nem pela mídia mais progressista. É o dia do desfile cívico. Quem é obrigado vai participar e garante a plateia formada principalmente pelos parentes. Ou por família que levam as crianças; elas adoram ver, principalmente os animais, dentre eles o cavalo, pela sua imponência obviamente. Porém, o mais importante aqui não é o desfile, mas o motivo do mesmo, ou seja, o dia da Independência do Brasil. Tenho para mim que a indiferença da população brasileira para esta data se dá pelo fato de que essa ação não mudou em nada a situação de milhões de pessoas, que naquele momento viviam em situação de escravidão ou na pobreza sem vislumbrar um futuro melhor. Este data como os outros feriados civis, para nós brasileiros, é apenas um feriado; e se for prolongado é melhor ainda. No meu entender isto se dá porque os momentos de mudanças na estrutura política e econômica da história do nosso país nunca trouxeram reformas efetivas para a população pobre e trabalhadora. A independência, por exemplo, a despeito do que diz a historiografia clássica e a releitura feita hoje, ocorreu para atender a necessidade de uma pequena parcela da população, a elite monárquica. O restante da população assistiu a tudo sem entender o que aquilo significava. Hoje, quase dois séculos depois, a independência tem outro significado. O dia 07 de setembro é dia de luta para a população. O Grito dos Excluídos é um momento em que a população sai às ruas exigindo a verdadeira independência, onde todos possam se manifestar e apresentar suas reais necessidades: moradia, saúde, educação, ética, justiça, respeito. Continuamos sem demonstrar nacionalismo clássico nesta data, ou seja, não saímos às ruas de verde e amarelo, com bandeira nas mãos, e entoando músicas cívicas, mas tomamos consciência que é dia de luta e que hoje a história pode ser contada de maneiro diferente, a partir do olhar do povo, reclamando por suas necessidades. Ainda falta muito para sermos uma nação verdadeiramente livre, mas já encontramos o Caminho – 07 de setembro é dia de luta.