quinta-feira, 11 de outubro de 2012

HOMENAGEM AO SPEL


Calma Gilson Reis, afinal de contas, é o Spel.

Pois é caro leitor, permito-me esta prudência ao escrever sobre este ser humano. Não escreverei qualquer palavra. Não ousarei lançar expressões fora da visceral alma deste nordestino! Mas confesso ser difícil este nobre desafio.

Spel, que de tão marcante nome, nem mesmo sei os seus demais, alem de Lorca. Moço de olhos famintos, não passa na vida das pessoas como um flerte, é olho que invade o corpo consumindo as veias! Mancebo de cheiros adversos! Funga a placenta da terra e se dopa de líquidos vermelhos!

Camaleão de peles escuras! Metamorfoseia-se dentro de si mesmo! Gosta de si! Outras vezes o odeia! “não vai por ali”!!!! “Deus e o Diabo é quem o guia”!!!!

Não vive do “quase”! A lama é a lama! O oásis é ELE mesmo!! É primavera repleta mesmo daquilo que a configura, as flores! É inverno carregado daquilo que o inunda, a chuva! É verão das mais intensas flechas de fogo! É outono na sua própria essência de renovar-se!   



 
Rasga a verdade pronta e inaugura um ventre novo!! Se “imbucha” de vazio, mas o aborta para se invadir de sentido!

Onde está o sentido... PERGUNTA!

Lambe sua vida com línguas sedentas e enormes! Por vezes insípidas! Mas volta à vida, palco onde aprecia o ato de sentir! De emocionar-se! De VIVER!!!!

Degusta o estado de morrer de amor! É a vida, na sua essencial intensidade.

Lembro de seu mais recente convite a mim e ao amigo Laudedir. Ele escreveu: “Seria bom revê-los, tomarmos um chá e cuspir nossas agruras”. Depois se despediu com cheiro de chananas da roça. Que nobreza!

Ah! Não sei. Ele vai ler estas palavras! O que faço!!
Aceitei o desafio que a mim fiz, mas dizer do Spel Lorca é ousadia! E ousar é uma tradução do que lhe caracteriza!

Que meus sentimentos sejam postos às vossas tão nobres facetas de olhar!   


Com saudade
Gilson Reis
11.10.12

terça-feira, 9 de outubro de 2012

MEMÓRIAS


O Coletivo Cultural Pegando o Gancho completa 10 anos de existência. Foram muitas experiências significativas, a partir da comunhão de pessoas, em torno da Palavra. A comemoração será realizada no dia 27 de outubro, no apartamento da Hilde, onde tantas outras vezes, ao longo desse tempo, o grupo se reuniu para vivenciar a poesia.  
Um dos acontecimentos nessa História foi a criação do blog, esse espaço que é uma extensão das experiências do Sarau, espaço de expressão poética, amizade, admiração, etc. No dia 11 de junho de 2011, Josafá, após conhecer o Sarau, no apartamento citado, assim escreveu:
“...Aquelas pessoas reunidas na ocasião em um grande apartamento, no Largo de Arouche, no centro de São Paulo, estavam ali tão somente para que cada qual contribuísse na celebração da vida e que se manifestava em poesia, canto, teatro. Tudo isso se traduzia muito natural e irmanadamente, por meio do respeito mútuo, em uma palavra: na expressão possível do amor quando se quer demonstrá-lo entre aqueles que se sentem semelhantes e afins, ainda que nessa profusa diversidade da metrópole..."
A integrante do grupo, Luíza, ao apresentar sua História de Vida neste blog, no dia 14 de junho do mesmo ano, assim disse:
“...Não me esqueço do dia em que fui convidada a participar do grupo de poesia que estava nascendo nesta cidade tão corrida, tão cheia de contratempos. Na Rua João Teodoro aconteceu minha primeira participação no sarau pegando o gancho. Outro momento de minha vida que grudou em mim como também grudei nele porque me refrigera, me acalenta, me faz feliz. Os componentes deste grupo são “pessoas da melhor qualidade” faço minha as palavras da Odê e eu faço parte dele...”
Marli, que sempre enriquece o Sarau com sua espontaneidade criativa, manifestou-se em relação à sua identificação com o grupo dizendo:
“...Integro o Pegando o Gancho, o seu nome de nativo,
Que com tanta gente boa, já virou um coletivo,
Posso citar cem pessoas, que tornaram meu coração cativo...”
Fazer memória é reviver. Nas postagens posteriores outras experiências dessa História serão resgatadas. Desde já, o CCPG agradece a todas as pessoas que fizeram e fazem parte dessa construção, cujos tijolos, são as próprias Histórias de Vida de cada um, a poesia, a música, o compromisso, a porta aberta dos lares de cada família onde o grupo esteve nessa caminhada itinerante pronta para o acolhimento.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A Fé em Nossa Senhora do Rosário Gera Resiliência


A Fé em Nossa Senhora do Rosário Gera Resiliência
 
A fé que os Irmãos tinham em Nossa Senhora do Rosário transformou-se em resiliência, pois a resistência não era suficiente para continuar a luta sem enfraquecer diante de tantas dificuldades. Assim, sendo resilientes, se reconstroem continuamente. Eles desenvolveram alguns mecanismos de proteção como a autoestima elevada, determinação, confiança, sociabilidade, capacidade de abstrair sentidos positivos e reconhecer como efetivo o suporte do grupo. Além de poder contar com a possibilidade de estruturação de vínculos novos e reestruturar os antigos, o que favorece o desenvolvimento do espírito de mudança; de algo dinâmico, não estático. Nesta perspectiva, pertencer a esta irmandade, produziu nos negros e negras, resiliência. A fé em Nossa Senhora do Rosário, somada a outros valores sociais e culturais fazia com que não desistissem da luta por uma vida melhor e digna. Na festa da Santa esta certeza se realizava. Ao sair pelas ruas de São Paulo cantando, dançando, exibindo sua crença, história, suas riquezas, os negros do Rosário se recuperavam de toda a opressão vivida e mostravam suas inquietações, revoltas e indignação frente ao tratamento que recebiam - protestavam. A insistência em celebrar a vida, e vislumbrar um futuro melhor é proveniente da memória de seus antepassados. As concessões das autoridades souberam transformar em conquistas e direitos costumeiros, podendo, inclusive obter recursos extras. Nos dias santos promoviam seus jongos e caxambus. Alimentavam tanto seus espíritos como os daqueles não mais presentes. Esta memória, da possibilidade de mudança, da capacidade de refazer e negociar com o sistema no qual estavam inseridos, era que reanimava os pretos do Rosário, e será uma marca do grupo ao longo da sua história. O dia de Nossa Senhora do Rosário é celebrado hoje – 07 de outubro. Salve Nossa Senhora do Rosário! Viva Nossa Senhora!