sexta-feira, 2 de março de 2012

A mulher que não faz nada

Poema antropofágico em homenagem a Onilza Braga

Cedo acordar; café completo preparar; mesa servir.
Camas, gavetas e casas arrumar.
Já seria o suficiente para deixar-nos "putos".
Privadas lavar como se fosse a única a usá-las,
durante anos ininterruptos.

Cozinhar; fazer as compras.
Todas as roupas passar, depois de lavá-las,
que roupa suja se lava em casa.
Depois de comer, virar, digo, tirar a mesa e colocar tudo em pratos limpos.

-Sua mãe não te deu educação?
Mais do que isso:
levava e buscava nas escolas,
arrumava todas as mochilas e sacolas.
A mala de todos arrumava e desarrumava antes e depois de cada viagem.
Que sacanagem!

Todas as datas importantes, de alegria ou de dor,
estão aqui na memória,
desse verdadeiro computador.

Ser de tudo um pouco, e para todos, muito.
Enfermeira, assistente social, psicóloga, manicure, costureira, cabeleireira.

Achar coisas perdidas? Nada mais natural.
Entregá-las nas mãos de quem as perdeu?
Normal. Legal!

Enxugar banheiro, lavar lençóis, supervisionar a higiene pessoal.

Tornar-se bissexual nas reuniões de PAIS e mestres.
Ser advogada infantil quando constatam:
-Seu filhinho é uma peste!!!

Caso você não tenha uma segunda jornada,
receberá tão "mixa" mesada,
que a vida sociável reduzir-se-á em percorrer mercados,
para comprar o indispensável.
Se ousar pedir um "extra",
a resposta à pergunta:
-Tudo o que lhe dou não basta?
Vá trabalhar, vagabunda!

A noite, sorridente e bem disposta,
perfumada e cativante,
simule orgasmos numa "mal dada",
ou serás responsável,
por ele ser "obrigado" a arrumar uma amante.

Santa Francisca de Assis, cuidando dos animais;
Santa Benedita, varrendo, esfregando, tirando o pó;
Mãe Natureza, cuidando do jardim.
Tende piedade de mim!

Enfim,
por onde qualquer ser venha a cometer algo que desagrade,
será saudado, como se vê,
com um sonoro FILHO DE UMA PUTA,
que fatalmente pode ser VOCÊ.

marlipereir@ig.com.br

quinta-feira, 1 de março de 2012

VIAGEM: PAISAGENS E CHEIROS FOTOGRAFADOS NA MEMORIA



Eu sinto ter comido muito bem e barato. Meu nome era “promoção”. Naldo só falava de feijão e arroz. Eu me esbagacei num restaurante Coreano, que tem aos montes, e comia o equivalente a R$ 7,00. Peixes, verduras legumes. Mas uma tarde foi marcante. Eis que por volta das 16h tendo passado horas passeando pela calle florida, quase o Brás de Buenos Aires, entramos um restaurante... coreano! E vimos tanta diversidade de comida que fomos logo enchendo a bacia. Ao pesarmos e nos sentarmos para a primeira bocada, nos damos conta que a comida estava fria. Quase gelada. Como havia um diferencial no espaço, pensamos: É a proposta do restaurante. Alem da fome canina que não ajudou a raciocinar. Comemos toda bacia e, ao fim da última bocada, alguém que chegara com seu prato se dirigiu a um microondas localizado a um palmo de nosso nariz. Cutucamos os dentes e saímos em busca de novas aventuras. 

Não esqueceremos nunca do café da manhã. Eram três medias lunas dulces com um litro de café!!! Era promoção ué!! Se fosse “xiquinha” seria mais caro. O certo é que ficávamos acesos o dia todo, com exceção de um dia em que minha pressão baixou e eu fiquei derretido na cama já quase pedindo pro Naldo fazer uma reserva de uma tumba-cova ao lado da tumba de Evita Peron, no fino bairro Recoleta. 

Á noite, após o cineminha e o jantar... nos coreanos (Estavam em Buenos Aires ou na Coreia?!!!) passeávamos na avenida Nove de Julho, Praça da República e voltávamos para o Hostel pela inesquecível Calle Corrientes. Que delicia cultural! Uma rua de teatros, livrarias, padarias, confeitarias, cinemas, funcionando quase toda noite... Eu quero aquela rua pra mim!!  
Nestes 12 dias passeamos muito!! No avião, lendo uma reportagem sobre viagem à Buenos Aires, a entrevistada sugeriu todos os lugares por onde passamos.
A formosa Recoleta onde Chico Buarque descansa e vagabundeia!

San Telmo com suas ricas antiguidades misturadas às quinquilharias a la mercado de São José!
Ao final dela fica a Casa Rosada que, durante o brilho do sol não tem a beleza que a lua lhe proporciona. Pobre do sol que nunca se emocionará com a beleza noturna da casa Rosada!
Visitamos Caminito que fica em Boca-junior. Linda e colorida. Uma festa!! Dançantes com seus pares bailando tango. Ali comemos o frango à provençal. O mais delicioso daqueles dias. O local? Segredinhos de viagem... 

Quando pensávamos ter conhecido todo Porto Madero resolvemos atravessar a ponte das mulheres e descobrimos a buenos Aires povão!  O ponto domingueiro da diversidade cultural que também constitui a cidade. Um vasto campo verde, muitos passantes, uma vasta calçada com quiosques vendendo super pancho, que eu não resisti!
Um artista popular mexeu comigo ao passar pela roda, todos riram, até eu que não entendi porra nenhuma!! Agradeci com um beijo no ar! Encontramos um grupo de brasileiros sambando! Um Show! Mas o mais inusitado foi ver um artista, acho que Peruano, dançando sozinho um ritmo típico e um mundo de gente olhando o quase nada! Como queríamos beber fomos andando, andando e andando por uns mangues e encontramos um bar para caminhoneiros. Eu me senti a Sula Miranda e o Naldo a Roberta Miranda. Nos afastamos tanto que parecia termos nos afastado de Buenos Aires, central, linda!! Até hoje sentimos ter chegado à Mato Grosso... 

É... 
Estava chegando ao fim...e ai fomos agradecer a Lorraine pelos 11 dias. No último dia, após arrumar as malas com as novidades compradas – O Naldo suspeitou que eu compraria até uma melancia! Tanto era meu desjo de comprar  – fizemos uma nova andança até que chegasse nossa hora de sair do hostel.  

Que pena não tínhamos máquina fotográfica, talvez os dois primeiros viajantes do mundo a cometer esta proeza!! As imagens serão lembradas cada vez que colocarmos os CD’s para escutarmos e a cada leitura desses registros no Blog. Que pena não voltamos encontrar a “morde fronha” Penélope com seu ódio aos peruanos e sua veneração á Zezé de Camargo e Luciano, de quem lhe interessava saber se o primeiro era gay. Sem maldade, é claro, respondemos que sim, era gay. Ela ficou ouriçada. 

Foi um prazer compartilhar algumas poucas aventuras minhas com o Naldo na encantadora Buenos Aires...

Aqui termino só  com a nossa vista, diz a sábia Edite, mi mamá! 

Cheiro de saudade
Gilson Reis
01.03.12

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SARAU DO CCPG NO LA CAMPESINA RESTAURANTE E CAFÉ EM 25/02/12

Ocasião em que socializamos algumas experiências poéticas sobre o carnaval...memórias da infância, adolescencia, etc. Foi ótimo!!!!











Qual o ignificado da Quaresma?


Prezado leitores,
Após a grande festa do carnaval,somos convidados a iniciar um período de introspecção. A igreja denomina esse períodode QUARESMA. Mas o que significa esse período para todos nós? Muitas pessoas entramnessa atmosfera sem ao mesmo saber o que isso quer dizer e qual a reflexo desseperíodo em nossa vida.Quaresma é o período de jejum earrependimento tradicionalmente observado pelos católicos e algumasdenominações protestantes, em preparação para a páscoa. A duração do jejum daquaresma foi estabelecida no século IV, como de 40 dias. Durante este período,os participantes comem muito pouco, ou simplesmente deixam de comer algum tipode comida ou deixam de praticar alguma ação habitual. A quarta-feira de cinzase a quaresma iniciaram como uma forma de os católicos lembrarem-se doarrependimento de seus pecados, de forma parecida com as pessoas no VelhoTestamento, que se arrependeram em panos de saco, cinzas e jejum (Ester 4:1-3;Jeremias 6:26; Daniel 9:3; Mateus 11:21).
O jejum sempre foi uma prática adotada como forma de expiar os pecados, um “sacrifício” com a finalidade de mostrar a capacidade de redimir das faltas. Em Mateus 6, 16-18, o evangelista escreve como seria o comportamento daquele crente que jejua: “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará
publicamente”.
Pois bem amigos, esses recebi um e-mail com uma mensagem muito interessante sobre quaresma como um convite para que possamos nos tornar mais humanos e quero transcreve-lo. Jejuar de palavras que ferem para dizer palavras que curam, jejuar da covardia em defender o mais carente e necessitado, jejuar da inquietação e praticar a paciência, jejuar do egoísmo e praticar a partilha.
Que nessa quaresma possamos ter momentos de profunda reflexão de vida. Que possamos rezar sobre o tema da CJ 2012 “Fraternidade e Saúde Pública” e chegarmos juntos na Páscoa do Senhor revigorados.
Grande Abraço.
Reinildo.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

DEVIR...



















Há que se viver!

E viver é navegar pelas sendas mortais do tempo e do espaço.

É alardear a vida e sua inabalável fome de dias ensolarados

Ou suas nuances cinzentas,

Onde caminha lado a lado a ilusão, azulejada de sonhos etéreos,

E a crua realidade, encrustada no topo de sua aspereza.

Faz-se preciso o sopro de uma brisa, cuja suavidade revigora a alma,

Ou o turbilhão de suas tempestades,

Despejam raios crepusculares e ondas certeiras.

Necessário cobrir-se de mil tons

Ou esverdear-se para o deleite da mãe natureza,

Que, cruelmente, se arrisca, caça e mata e se sustenta em vida,

Onde não se exigem planos, contornos, adornos, preços ou postos,

Onde cada resquício de vida respira por si só e se deleita pulmões adentro,

Tendo como único centro o desejo de inocular novos e novos ares,

De remeter-se à linha de futuro que, embora duvidoso ou vacilante,

Enche-se de expectativas e voracidades.

O hoje morre junto ao amanhã e resplandece junto a outro amanhecer.

O tempo supõe mais que o extenuar-se ou murchar-se,

Mais que os sulcos que se cravam sobre a pele impiedosamente,

Firmando-se na mortalidade pura e simplesmente,

Nessa descomunal força de impelir-se rumo ao vazio, ao vácuo de viver,

E de descobrir-se cada vez mais em seu próprio devir...


25/02/2012 – 00:20
Chiquinho Silva