quinta-feira, 20 de setembro de 2012

FELIZ ANVERSÁRIO MAURÃO!!!!

ETERNO MAURO!
Nascia a 35 Anos atrás!
O conheço a 8 anos e tenho um enorme prazer de fazer parte de tua VIDA!
CONHEÇO BEM O MAURO DE RAIZES CAMPONESAS
                                                     ACIMA DE TUDO... SIMPLES!

      CHEIO DE IRREVERENCIA! NO POPULAR, MAIMOTA!




     FILHO DA ZEFA! MÃE A QUAL ELE AMA E ADMIRA!
      

     ENGRAÇADO! TALVEZ VOÇÊ NEM SAIBA DISSO NÃO É
GOSTA DE AMIGOS!
AS VEZES SE DISTANCIA DELES, MAS OS GUARDA NO CORAÇÃO!
INCLUSIVE VOCÊ QUE LER!
                                              O MAURO QUE GOOOSTA DE COMER!
                                          FEIJAO COM ARROZ É SUA PREFERENCIA!
                                                  MAS NAO DISPENSA UM DOCE!
                                                               
MAURO AFETUOSO!
COLOQUE-SE AGORA NO LUGAR DA LUIZA E SINTA-SE ABRAÇADO POR ELE.!
                                   

UM HOMEM DEVOTO! 
FAZ O SINAL DA CRUZ E REZA!
TAMBEM SENTE SAUDADE DE QUEM AMA!
                       O MAURO OUSADO! TIRA AS MÃOS DO PEITO  DA FRANCISCA CRIATURA! KKKK
UM FILHO QUERIDO!
                                                              UM IRMÃO AMADO!
                                                   UM CUNHADO COMPANHEIRO
                                   
 O MAURO CRIANÇA! NO PARQUE DAS AVENTURAS!
 UMA PINTADA DE TRAQUINAGEM!!
                                                          O MAURO VIDA!  ETERNO!

FELIZ ANIVERSÁRIO!
Gilson Reis
20.09.12

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

TOME MUITA ÁGUA

Ar seco, muita gente espirrando, as complicações respiratórias despontando... muita calma nesta hora.
Não se esqueça de hidratar bem o corpo com muita água, por dentro e por fora.
Aproveitar bem este inverno/verão com cautela e inteligência.
Curtir a primavera/outono contemplando a beleza que apresentam.
Afinal em que estação estamos?
Eu diria que estamos em todas. Outro dia registrei uma primavera da cor maravilha, (existe esta cor?) tão linda, alta que acompanhava um pé de cedrinho até a ponta, estava florida, linda. Logo adiante pisei sobre uma folhas sob uma árvore naquele jeitão de outono ao mesmo tempo sob um sol escaldante de derreter miolos, quando lembrei que ainda estava no inverno.
Que intervenção fomos capazes de fazer na natureza.
(Pausa para reflexão)

terça-feira, 18 de setembro de 2012

"A PRIMAVERA"


Hoje à tarde, durante a aula, a professora Marilena Chauí falou sobre a obra de arte do pintor renascentista italiano Sandro Botticelli – “A PRIMAVERA”. Confesso minha ignorância em relação ao assunto, porém, fiquei entusiasmado com a exposição, o que me leva aqui a postar a obra em questão e apresentar a você, leitor, alguns aspectos pertinentes da mesma.
Dados colhidos no site ( http://noticias.universia.com.br)


 
À direita da tela, Zéfiros, o vento oeste, está perseguindo Clóris, uma ninfa, que se transforma na Deusa Flora, depois ele a abraça.
No centro-norte do quadro está Vênus com um cupido de olhos vendados acima. A Deusa representa a fertilidade da natureza. À esquerda, estão as Três Graças e, logo após, o Deus mensageiro Mercúrio. Ele está afastando a nuvem, o véu ocultador da verdade.

4 detalhes de Primavera que se destacam:

1 - Mercúrio
A representação de Botticelli de Mercúrio deve ter sido copiada de uma estátua de seu tempo, de Andrea Verrocchio, chamada Davi (1473-1475).

2 - Dançando
A habilidade que Botticelli tem para transmitir sensação de movimento é evidente. Se você olhar com atenção, vai parecer que elas, de fato, estão se mexendo.

3 - Vênus
Vênus ocupa o meio da pintura e está elegantemente vestida. Toda a ação da pintura gira em torno dela e o volume de sua barriga sugere que esteja grávida. A árvore que cresce atrás dela representa seu desejo sexual e a criança gerada no matrimônio.

4 - Zéfiro e Clóris
O vento oeste, Zéfiro, sopra no rosto da Clóris. O abraço da criatura azul faz com que a ninfa se transforme em Flora, deusa da primavera. No momento de sua metamorfose, uma fileira de flores sai de sua boca.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

                                              A Irmandade é Reconhecida na Cidade
A Irmandade do Rosário dos Homens Pretos do Largo do Paissandu é reconhecida como uma das mais antigas organizações religiosas populares ainda ativas na cidade. Em jornais e revistas antigas, não se fala da cidade sem se fazer referência à igreja e sua Irmandade. Com o desenvolvimento e crescimento da cidade, surgiram novos movimentos de resistência negra, sendo o Largo do Paissandu, muito vezes ponto de concentração e de manifestação destes movimentos. Como vimos, nos textos anteriores, através dos depoimentos dos irmãos, a luta não acabou. Para muitos o abandono do Largo do Paissandu, é uma forma de pressão para que o irmão saia daquele local. Porém para eles este espaço é como se fosse parte de suas vidas. A identidade que eles têm com ele é tamanha que muitos mesmo sem ter o que fazer na igreja, hoje já aposentados vão diariamente lá. E ficam até o entardecer, quando retornam às suas casas. Foi no centro que seus antepassados começaram esta luta. Numa época em que tudo era muito mais difícil, eles não desistiram, mais persistiram em seus objetivos de uma vida digna e igualitária para todos. O irmão do rosário ainda acredita neste propósito de resistência pela dignidade de seu povo. Porém hoje, esta luta ultrapassou os limites da irmandade, e chega a outros (as) irmãos necessitados, seja ele índio, branco, de outro credo ou nação. Para os irmãos é importante lutar contra toda e qualquer tipo de discriminação. Uma das formas de se atingir este objetivo é combatê-lo ajudando outros irmãos alijados da sociedade. Atualmente, encontramos os irmãos do rosário em todos os bairros da cidade, bem como nos municípios vizinhos, mas sua maior concentração ainda é nos bairros centrais. Insisto ainda em afirmar que a relação dos irmãos com este local é uma questão de resistência e de identidade com o mesmo. Pois, ainda é necessária a união de todos e a luta de cada um para continuidade da luta do povo negro.