segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Homenagem a Nelson Mandela


No último dia 05 o mundo calou diante da notícia da morte de Nelson Mandela, às 20h50 em Johannesburgo (16h50 em Brasília). Todos sabiam que ele estava com a saúde fragilizada há anos, mas, ainda assim acreditávamos e queríamos que Mandela celebrasse muitos natais em nosso meio. O silencio de sua voz fez ecoar o som dos tabloides do mundo inteiro. Nascido em 18 de julho de 1918 foi um dos ícones da luta pacífica contra todas as formas de discriminação, sobretudo contra o regime do apartheid da África do Sul. Madiba é alguém muito se tem falado e ainda tem muito a se dizer sobre ele. John Carlin, no jornal Folha de São Paulo, do dia 06/12/13, lembra que Mandela defendia o respeito, a igualdade e a generosidade de espírito. Colocava esses valores em prática em cada detalhe de sua vida, mesmo distante das câmeras. Era tão cortês e respeitoso com o jardineiro, o garçom e o comissário de bordo quanto com o presidente do EUA e a rainha da Inglaterra. As algumas frases de Mandela que nos ensinam a viver melhor.

“Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.”

“Eu sou o capitão da minha alma.”

“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração."

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”