sexta-feira, 29 de março de 2013

BOA PÁSCOA!

O maior legado que uma pessoa pode deixar para seus amigos ou para todos que a conhecerem é o grande FEITO que tenha realizado na vida. "Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu seu filho amado.! E este por sua vez deu a sua vida por todos, segundo o texto bíblico, mas vive eternamente no pensamento de todos seja lá de que jeito for ele vive. Eu, você, todos nós, só viveremos para sempre no coração das pessoas se também soubermos viver de maneira gratuita, com grandes feitos bem do jeito que sabemos fazer.
FELIZ RESSURREIÇÃO PARA TODOS!

quinta-feira, 28 de março de 2013

EU QUERO MEU PEN DRIVE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


De vez em quando se vê na televisão noticias de “mendigos” que encontraram dinheiro ou jóias no meio do lixo ou em vias publicas. Encontraram e DEVOLVERAM!! O semblante de quem vê estas notícias é quase sempre de admiração, parece que não acreditamos (ou não faríamos o mesmo?). Uma coisa é certa: Há muita nobreza no ato de se despojar do achado e devolver aquilo que não é seu e que tem muita importância para seu dono.

Mas por que escrevo essa introdução à postagem de hoje? Pois é nobre leitor! Fui vítima de alguém que encontrou um objeto meu e não devolveu! O objeto foi um Pen Drive. Ah! Que bobagem! Dizem alguns. Como assim bobagem????!!!!! Exclamou seu dono. Pen drive é um arquivo de memória que guarda a originalidade de nossos pensamentos e sentimentos. Ou você só tem tranqueira no seu pen drive?

Esqueci no Sesc Pinheiros. Disse ao meu amigo Laudecir que público de Sesc devolveria o objeto. Ele me chamou de ingênuo. Eu quis essa ingenuidade pra mim, mas foi por pouco tempo, pois quando eu fui no Sesc e descobri que não haviam entregue nos “Achados e perdidos”, eu olhei fixamente nos olhos da atendente e disse:

- Bem que essa pessoa que encontrou poderia morrer!
Algum movimento no semblante da moça se manifestou imediatamente. Prossegui:

- Sim, por que essa criatura não pode ser uma pessoa boa. Pensa bem!

Ela silenciara, fixando seu olhar em mim. Eu continuei com meu ensaio sobre a desgraça.

- Poderia ir crescendo algumas bolhas no corpo dessa pessoa e a palavra PEN DRIVE a atormentasse insistentemente...

PEN   DRIVE   PEN   DRIVE   PEN   DRIVE  PEN   DRIVE  PEN DRIVE  PEN DRIVE

Até que minha felicidade fosse devolvida e a saúde dela recuperada num toque de “mágica”.

Não quis prolongar o tormento que se apossava no semblante da atendente e disse adeus, me despedindo.

O meu querido Sesc (Minhas experiências culturais mais deliciosas acontecem no Sesc) respondeu meu email se dispondo a procurar os meus pensamentos e sentimentos originais, mas a esta altura eles já estariam apagados e substituídos por alguns pensamentos mais inúteis e sentimentos mais fúteis!
 
Cheiro
Gilson Reis
28.03.13





terça-feira, 26 de março de 2013

É VITAL: “FESTA DÁ TRABALHO”



“FESTA DÁ TRABALHO! As múltiplas dimensões do trabalho na organização e produção de grupos folclóricos da cidade de Manaus”.  Este é o tema do livro de Alvatir Carolino da Silva, contemplado no “Prêmios Literários Cidade de Manaus, no ano de 2011”. Silva cursou Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Mestrado em Sociedade e Cultura na mesma Universidade, exerce o cargo de Professor Pesquisador do Instituto Federal do Amazonas.  Estas são algumas informações acadêmicas que se fazem necessárias aos estudiosos, porém, algumas outras, na esfera não acadêmica, parecem igualmente significativas.
Pelas informações iniciais desse texto pode-se criar a imagem sobre o autor de um daqueles intelectuais que vive constantemente enfiado dentro de um gabinete, uma biblioteca, produzindo seus textos, artigos, preparando suas aulas. Ou seja, um homem distante da realidade, dos dramas cotidianos enfrentados pelas pessoas, sejam na esfera econômica, social, política, religiosa, psicológica, etc., sobretudo dos Amazonenses. Ao contrário dessa imagem, o que vê é um homem simples, absolutamente sintonizado com todos esses problemas mencionados, sensível e solidário com a dureza diária dos menos favorecidos, dos desvalidos de toda ordem. Dado a hábitos simples: como tomar cerveja em boteco, embaixo de uma mangueira, ao lado de pessoas igualmente simples, e nem por isso menos gente ou de menos valor no que diz respeito às possibilidades de aprendizado. É o que aparece nas entrelinhas das falas e no comportamento de Alvatir.
Voltando ao livro. É sabido que o Brasil é um País rico em manifestações folclóricas, mas de maneira muito especial a Região Norte, e mais especificamente a Região Amazônica, centrando atenção particular para a cidade de Manaus, é o lugar onde essas manifestações pulsam, é vital. É essa vitalidade que move o autor, vivenciado e buscando compreender as tramas dessa rede de expressões culturais, seus significados simbólicos e matérias. Apresenta de maneira cativante o processo de envolvimento dos participantes nos diversos grupos folclóricos daquela cidade. Fica a dica: vale a pena a leitura. Tenho o livro. E empresto. Desde que devolvam. Hahaha!
Nas próximas semanas, futuras publicações, apresentarei algumas abordagens sobre alguns aspectos desenvolvidos pelo autor.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Feliz Páscoa!


Para milhões de pessoas no Brasil a Semana Santa começou ontem com a celebração do Domingo de Ramos, momento em que, segundo a Sagrada Escritura Jesus, o Nazareno, entre em Jerusalém sob a aclamação do povo; o mesmo que dias depois pedirá sua morte.  Ainda assim é um momento muito bonito da Igreja Católica, pois todas as celebrações têm rituais que vão desde o mais profundo pesar, quando somos chamados a fazer um exame de consciência sobre as dores desta vida, a mais intensa alegria, com a ressurreição de Jesus, no Sábado de Aleluia. É um momento de reflexão para mudarmos aquilo que constatamos como peso em nossas vidas. Independente do credo de cada um, desejo que esta semana seja de renovação, de passagem. Passagem para dias melhores. Feliz Páscoa!