sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dos traumas

Sexta feira chuvosa e fria. Ainda reflito sobre a postagem de ontem, do Gilson, e tenho vontade de emitir o grito republicano.
Releio o livro São Paulo/Brasil do excelente Fernando Bonassi, do qual extraio o texto Dos traumas, que abaixo transcrevo:

"Um velho calção de banho. Um dia prá vadiar. Uma viatura procurando encher B.O. A prisão flagrante de um desocupado, sem lenço, sem camisa e sem documento. Dois dias no xadrez. Cacete dado com pau na frente da reportagem. Uma denúncia de enriquecer televisão comprometida. Corpo de delito inquestionável. Fita discutida repassada em laboratório pr'até inglês ver. Processo por lesões corporais e artigos adjacentes que se julga às revelias. Resultado: um cara com medo de sirene prá sempre e dois ex-PMs que vão mais é ter de dar segurança. Do tipo privada."

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

“KASSAB, VAI TOMAR NO CÚ!!”

Foto: Tiago Queiroz/AE

Muitas vezes para expressar a complexidade de algo, fala-se de uma relação de amor e ódio ao mesmo tempo. Com a cidade de São Paulo é assim com muitos de meus poucos amigos. O amor se expressa em cores culturais, acadêmicas, arquitetônicas... menos em vinculos de amizade, na previsibilidade dos amores...”na cidade de São Paulo o amor é imprevisível, como você”. Odeia-se por diferentes condições que a cidade nao oferece, tais como transporte, saude, educação e condições de dignidade à população mais vulnerável ao uso e morte em decorrância das drogas.

Este último aspecto é o meu ponto crucial neste postagem. Tal inspiração da-se pelas imagens vistas em dias recentes, veiculadas pelos meios de comunicação, mas especialmente, a televisão e a internet. Mas trago aos leitores uma imagem que vi nesta quarta feira, dia do aniversário de 458 anos da cidade de São Paulo. Estava na Praça Princesa Isabel tomando uma cervejinha com o Laudecir, Jonas e Naldo, quando avistamos um expressivo grupo de “zumbis” infectados pelo virus do crack, sendo conduzidos por diversos policiais com seus cacetetes em punho. Para onde são levados? Quase que em uníssono, perguntamos.

Ultimamente muito se tem falado nesta cidade sobre a forma em que o governo Kassab, mas tambem o governo estadual, está conduzindo a problemática das drogas e da condição sub-humana dos usuários e dependêntes quimicos. “Varredura” é uma palavra muito comum, “limpeza para os jogos da copa” é uma expressao usual. Quais estratégias ainda serão utilizadas para se instaurar máscaras, farsas, encouraçamentos que encobrirão a realidade que nao quer ser enfrentada de forma mais preventiva, respeitosa e humanizada. Qual dos políciais ali, repressivos, está entendendo a situação destes seres humanos com sensibilidade e vontade de solidariedade?
 
Um sentimento de fragilidade como que invade a nossa vida, esperamos atitude das instâncias de poder, até por que precisam administrar melhor o dinheiro arrecadado com os impostos que pagamos... mas a resolução ou minimização de tal realidade só depende do poder municipal, estadual e federal? Diante da força desta máquina poderosa, as ações de alguns grupos de defesa, prevenção, que os escutam, investem em redução de danos e outras ações, soam expressivas e condutoras de algum tipo de solução? Há uma dependência da sociedade civil frente aos orgãos públicos? A quem interessa nao resolver esta chaga que afeta as mais diferentes cidades do Brasil.

A fragilidade é assim... nos enche de perguntas tão difíceis de serem respondidas...

Minha querida São Paulo, onde vivo desde 1998...
Quero-te mais iluminada! Sem que as luzes impliquem na escuridão do que há de mais precioso em ti... os seres humanos.

Numa relação de amor e ódio talvez os que nutrem amor possam te dar parabéns! Os que nutrem ódio gritam, como no final do Show do Nei Matogrosso na Praça da República: “Kassab, vai tomar no Cú!!!!”

Cheiro de drogas...
Gilson Reis
26.01.2012

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

TUDO QUE VOCÊ PRECISA É AMOR

Neste 25 de janeiro minhas felicitações a todos nós que fazemos desta cidade o que ela é. Parabéns e felicidades a todos nós principalmente àqueles que construíram tudo que aqui temos:
As belas edificações, parabéns aos construtores de modo particular àqueles que nem sempre puderam usufruir do que construíram;
Às mais variadas culturas existentes nesta cidade, porque ela tem coração sem tamanho abraçando a todos que aqui buscam ser felizes.
Aos contratempos que vivemos no dia a dia, nem sempre fácil.

SÃO PAULO, Parabéns pelos seus 458 anos!

Para acalentar nosso coração neste dia ofereço está música.

Ultimamente tenho ouvido Beatles.
César, meu filho caçula, está encantado com esta banda e sempre que está em casa, ouve, canta e se encanta com ela. Consequentemente se estou em casa me embalo neste encantamento.
Todas as canções são gostosas de ouvir. Essa que estou postando é uma delas. Talvez ler não seja tão agradável quanto ouvir pela repetição das palavras, por outro lado penso que é isso mesmo que o autor queira dizer. Quem sabe repetindo a gente entenda um pouquinho da mensagem.
Boa sorte e não se canse de ler.

All You Need Is Love
The Beatles

Amor, amor, amor
Amor, amor, amor
Amor, amor, amor

Não há nada que você possa fazer que não pode ser feito
Nada que você possa cantar que não possa ser cantado
Nada que possa dizer, mas você pode aprender a jogar o jogo
É fácil

Não há nada que você possa fazer que não pode ser feita
Ninguém pode salvar o que não pode ser salvo
Nada que você possa fazer, mas você pode aprender a ser você, em tempo
É fácil

Tudo que você precisa é amor
Tudo que você precisa é amor
Tudo que você precisa é amor, amor
O amor é tudo que você precisa

Amor, amor, amor
Amor, amor, amor
Amor, amor, amor

Tudo que você precisa é amor
Tudo que você precisa é amor
Tudo que você precisa é amor, amor
O amor é tudo que você precisa

Não há nada que você possa saber que não é conhecido
Nada que você pode ver que não é mostrado
Não onde você pode ser que não é onde você está destinado a ser
É fácil

Tudo que você precisa é amor
Tudo que você precisa é amor
Tudo que você precisa é amor, amor
O amor é tudo que você precisa

Tudo que você precisa é amor
Tudo que você precisa é amor
Tudo que você precisa é amor, amor
O amor é tudo que você precisa
O amor é tudo que você precisa
O amor é tudo que você precisa
O amor é tudo que você precisa
O amor é tudo que você precisa
O amor é tudo que você precisa


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

NAVIO NEGREIRO

... Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade
Tanto horror perante os céus?!
Ó mar, por que não apagas
Co'a esponja de tuas vagas
De teu manto este borrão?...
Astros! noites! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão!

Quem são estes desgraçados
Que não encontram em vós
Mais que o rir calmo da turba
Que excita a fúria do algoz?
Quem são? Se a estrela se cala,
Se a vaga à pressa resvala
Como um cúmplice fugaz,
Perante a noite confusa...
Dize-o tu, severa Musa,
Musa libérrima, audaz! ... (Castro Alves)


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

MALEDICÊNCIA



Não atinge-me o que dizes.
Não embala-me teu ninar.
Não consola-me tua carne,
Nem mesmo o triunfo de teus prazeres.
Molesta-me tuas vitórias.
Tua silhueta inebriante e a luxúria de tuas curvas.
Turva-me o olhar a palidez que desenha tua pele.
Não! Não compactuo de teus maldizeres.
Renego-te. Condeno-te. Desprezo-te.
Na simples maledicência de palavras inúteis e banais,
O tempo te esvai em mim.
O que perdi em ti, posto está.
Danei-me em ti. Fingi. Permiti. Sucumbi.
Se há indulgência, que se apresse em convencer-me.
Converte-me em perdão e transforma-me em ocaso,
Para que o desprezo inquietante de tais verbetes,
Não maculem a paz onde repousa o sentimento infame,
E o desprezo que a ti reverencio.

21/01/2012 – 01:15
Chiquinho Silva

Obs.: DESCULPE! FALHA TÉCNICA NA PROGRAMAÇÃO DO BLOG NÃO EFETIVOU A PUBLICAÇÃO AUTOMÁTICA DO TEXTO ACIMA NA DATA E HORÁRIO CORRETOS.
SEGUE HOJE JUNTAMENTE COM O TEXTO DO COLEGA REINILDO!
OBRIGADO!

Dica Interessante: Uma Biografia

Para os amantes do teatro, passei pelo SESC Vila Nova na semana passada e tive a bela aventura de admirar as obras produzidas por ANTUNES FILHO, um dramaturgo, diretor e tantos outros honrosos títulos a ele expressados. Antunes Filho considerado um dos maiores encenadores brasileiros pela montagem de "Macunaíma", em 1978, José Alves de Antunes Filho iniciou a carreira no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Durante a década de 1950, realizou os primeiros teleteatros da América do Sul para as emissoras de TV Tupi e Cultura. Em 1953 dirigiu seu primeiro sucesso, "Week-End", com Nicete Bruno e Paulo Goulart.



Ao longo de sua brilhante carreira, Antunes Filho recebeu mais de 60 prêmios, inclusive o de melhor espetáculo teatral de 1982, na Espanha, por "Macunaíma", e o de melhor diretor no Festival de Teatro das Américas, realizado em 1987 em Montreal, no Canadá, com "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", baseado em Guimarães Rosa.


Antunes Filho fazia do palco do teatro uma exposição de cenas fotográficas impressionantes pela expressão apresentadas pelos seus atores nas dramaturgias por ele dirigidas. Nos dizeres de Danilo Santos Miranda “Antunes Filho falava que a arte é mineral – tem de ser buscada na profundidade. E é esta busca que o mestre insita o ator: descer fundo dentro de si para garimpar sua pedra essencial. E o faz, sobretudo, pelo exemplo de sua própria vida”.



Lógico que muito poderia se dizer dessa grande personalidade, pela dedicação, sensibilidade e, sobretudo pelo talento de sua criatividade e existência.




Quem puder dê uma passadinha no SESC Vila Nova para apreciar uma pequena amostra do talento desse gênio, cuja biografia é extensa para o pouco espaço que temos, e aproveitem para dar uma olhadinha no livro intitulado “Antunes Filho – Poeta da Cena” que também está em amostra.


Reinildo.