terça-feira, 18 de setembro de 2012

"A PRIMAVERA"


Hoje à tarde, durante a aula, a professora Marilena Chauí falou sobre a obra de arte do pintor renascentista italiano Sandro Botticelli – “A PRIMAVERA”. Confesso minha ignorância em relação ao assunto, porém, fiquei entusiasmado com a exposição, o que me leva aqui a postar a obra em questão e apresentar a você, leitor, alguns aspectos pertinentes da mesma.
Dados colhidos no site ( http://noticias.universia.com.br)


 
À direita da tela, Zéfiros, o vento oeste, está perseguindo Clóris, uma ninfa, que se transforma na Deusa Flora, depois ele a abraça.
No centro-norte do quadro está Vênus com um cupido de olhos vendados acima. A Deusa representa a fertilidade da natureza. À esquerda, estão as Três Graças e, logo após, o Deus mensageiro Mercúrio. Ele está afastando a nuvem, o véu ocultador da verdade.

4 detalhes de Primavera que se destacam:

1 - Mercúrio
A representação de Botticelli de Mercúrio deve ter sido copiada de uma estátua de seu tempo, de Andrea Verrocchio, chamada Davi (1473-1475).

2 - Dançando
A habilidade que Botticelli tem para transmitir sensação de movimento é evidente. Se você olhar com atenção, vai parecer que elas, de fato, estão se mexendo.

3 - Vênus
Vênus ocupa o meio da pintura e está elegantemente vestida. Toda a ação da pintura gira em torno dela e o volume de sua barriga sugere que esteja grávida. A árvore que cresce atrás dela representa seu desejo sexual e a criança gerada no matrimônio.

4 - Zéfiro e Clóris
O vento oeste, Zéfiro, sopra no rosto da Clóris. O abraço da criatura azul faz com que a ninfa se transforme em Flora, deusa da primavera. No momento de sua metamorfose, uma fileira de flores sai de sua boca.

Um comentário:

  1. E EU QUE VEJO APENAS HOMENS E MULHERES SE DELEITANDO SOB A BENÇÃO DE UM ANJO!

    ResponderExcluir