sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Rio, fonte de cultura

Queridos amigos, na postagem de hoje vou mostrar que em minha pouca permanência na cidade do Rio de Janeiro, diante de tantas possibilidades de praias e florestas, sobrou tempo para mergulhar na fonte de cultura que o Rio contém. São Paulo é a síntese do mundo, mas o Rio por ser menorzinho, em cada rua você encontra sebos, antiquários, museus, bibliotecas, ruelas reconstruídas e restauradas, etc..etc..etc... Lembrando que o cidadão que passeia leva consigo olhos de turista, tudo que já esteve por aqui, fui vivenciar lá. Passei pela Candelária no caminho para o Centro Cultural Banco do Brasil. Fiz uma oração em intenção das crianças mortas nas imediações, episódio triste que ganhou projeção internacional, até hoje relembrado.
No CCBB vi a exposição Da Vincis do Povo, onde o artista chinês Cai Guo-Qiang reuniu inventos de camponeses do interior da China. Na fachada do prédio se lia: "O que é importante não é se você pode voar"
No Museu Nacional de Belas Artes vi A Herança do Sagrado:Obras primas do Vaticano e de Museus Italianos.
Na Caixa Cultural a exposição era Luzescrita. Poesias escritas com luz onde as poesias de Arnaldo Antunes e Walter Silveira se fundem as imagens de Fernando Laszlo. Magnífico resultado. Outra exposição, a que inicialmente me levou à Caixa era: Walter Firmo:um olhar sobre Bispo do Rosário, ensaio fotográfico produzido em 1985 sobre a produção do grande artista pernambucano. Fazendo parte da programação cultural, a Caixa apresentava também a exposição Os Tapetes Contadores de Histórias. Pura magia!
No Paço Imperial, que foi construido em 1699 para ser usado como casa dos vice-reis do Brasil, vi a exposição Meu Bem, de Beatriz Milhazes. Fotografei um pouco da greve dos professores, que se instalaram frente a Câmara Municipal, que fica ao lado do Paço.
Passo a passo torço para que eles consigam ver realizadas todas suas reivindicações. Um dos passeios que fiz foi uma excursão a Petrópolis, onde visitei a casa de Santos Dumont, o Museu Imperial e o Palácio de Cristal, um dos cartões postais da cidade.
Fui fotografada diante de outro cartão postal que é o Hotel Quitandinha, outrora, concorridíssimo cassino.
Voltando ao Rio e ao centro, fiz pausa para um café na Confeitaria Colombo, que desde 1894 é um marco carioca.
Após a foto, não hesitei em preferir a Leiteria Mineira que fica numa das menores ruas do centro, para que Alice e eu nos fartássemos de chá, sanduíche no pão petrópolis e desfrutarmos do silêncio no centro do burburinho. Um oásis no agitado centro da cidade.
A confeitaria Colombo tem uma filial dentro do Forte de Copacabana. A "prima pobre".
No Forte de Copacabana conferi um espetáculo de daça intitulada Hip Hopboi e no Sesc Copacabana vi um espetáculo infantil sobre samba, com texto e roteiro musical de Ana Velloso e direção de Sérgio Módena. Sambinha no Espacinho Sesc.
O espetáculo adulto visto no mesmo Sesc, foi Antes da Chuva, da Cia. Cortejo, direção de Rodrigo Portella e Leo Marvet, encenada por Bruna Portella e Luan Vieira. Comecei orando na Candelária e findo orando na Catedral Metropolitana.
Grandiosa, gigantesca. Me senti uma formiguinha. (e pode tirar do rosto este sorrisinho irônico que está para desabrochar quando você se lembrou da minha estatura).

5 comentários:

  1. Querida Marli,

    Embora conheça o Rio e não ter muito entusiasmo para com esta cidade, reconheço que tem lugares belos. E como é bom sairmos da mesmice turistica e fazermos nosso próprio roteiro de vida. Muitas saudades de você. Rosa Marques

    ResponderExcluir
  2. Rosa, que bom reencontrar você.
    Desde que eu conheci o sistema de albergue me libertei da CVC
    Olha, que qualquer hora, desembarco em Recife...

    Marli

    ResponderExcluir
  3. Mãe muito bom !!!!! Parece que estava lá ! entrando em cada lugar a Foto dos pés também ficou muito boa !!!!!!! Um jeito prático e gostoso de viajar !!!!!!! qq dúvida acesse Marli tour .com kkkkkkkk !!!!! Ela até monta seu roteiro isso é verdade !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Opa o Anônimo acima é meu - Ana Paula Pereira Buranello

    ResponderExcluir
  5. Ela é "carioca"! Ela é "Carioca". Olha o jeitinho que ela tem...
    Marli, garota carioca nos últimos dias.
    Delicia
    Cheiro Viniciusano

    ResponderExcluir