sexta-feira, 1 de novembro de 2013

ODE AO GATO (Pablo NERUDA)

Os animais eram imperfeitos, compridos rabos, tristes de cabeça. Pouco a pouco foram arrumando-se, fazendo-se paisagem, adquirindo pintas, graça, voo. O gato, só o gato apareceu completo e orgulhoso: nasceu completamente terminado, caminha só e sabe o que precisa.
O homem quer ser pescado, pássaro, a serpente gostaria de ter asas, o cachorro é um leão desorientado, o engenheiro gostaria de ser poeta, a mosca estuda pra ser andorinha, o poeta trata de imitar a mosca, mas o gato quer ser somente gato e todo gato é gato desde o bigode ao rabo,
desde o pressentimento ao rato vivo, desde a noite até os seus olhos de ouro.
Ó fera independente da casa, arrogante vestígio da noite, preguiçoso, atleta e alheio, profundíssimo gato, polícia secreta das habitações, insígnia de um sumido veludo,
certamente não há enigma em tua maneira, talvez não sejas mistério, todo o mundo te conhece e pertences ao habitante menos misterioso, talvez todos acreditem, todos pensem ser os donos, proprietários, tios de gatos, companheiros, colegas, discípulos ou amigos do seu gato. Eu não. Eu não subscrevo. Eu não conheço o gato.
Sinceros agradecimentos a Bastian, meu gato, que não cobrou cachê.

4 comentários:

  1. kkkkkkkkkk. Esse gato é voluntário? Então eu gostei dele. Na verdade não tenho simpatias por gato, desde a infância. Acho que não gosto por que ele competia comigo nos pequenos furtos de comida à noite, na cozinha. rsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ... :^)
    http://coletivoserraeletrica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gato lindoooooo !!!!! já faz parte da família !!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ai mãe que lindo poema !!!!!! Bjus te amooooooo

    ResponderExcluir