segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ADVENTO: Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo

Amigos, celebramos agora o último domingo do advento, esta liturgia nos prepara para o Natal do Menino Deus, desta forma como foi combinado encerramos essa sequência exegética. Assim, vamos observar o que nos prepara esse evangelho. Estamos falando da perícope de Lucas 1, 23 – 38. Seria interessante a leitura desta perícope para compreender o contexto da reflexão. A cena desse evangelho situa-nos numa aldeia da Galileia, chamada Nazaré, lá onde tudo aconteceu. A Galileia, região a norte da Palestina, à volta do Lago de Tiberíades, era considerada pelos judeus uma terra longínqua e estranha, porque mantinha contato permanente com as populações pagãs. Daí a convicção dos mestres judeus de Jerusalém de que “da Galileia não pode vir nada de bom”. É nesse cenário aonde o Salvador vem a nascer. Quanto a Nazaré, era esquecida pelos judeus por ser uma aldeia pobre e ignorada, ela nunca era citada na história religiosa judaica e, portanto, considerada as margens dos caminhos de Deus. Lucas inicia seu relato mostrando o diálogo entre Maria e o anjo Gabriel. Este lhe faz uma saudação “Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo”. “Ave” em grego significa “Kairê”, muito mais que uma saudação, mas sim a ressonância do anúncio da salvação à filha de Sião, Maria que representa a fraqueza do povo de Israel cuja fragilidade e delicadeza personificada que presenciará a Salvação do povo de Israel diante de todos os outros povos. Qual o proposito de Deus para Maria em seu projeto? A Maria, Deus propõe que ela seja mãe de seu filho que se chamará Jesus que significa “Deus salva”. O anjo lhe apresenta esse filho como o “Filho do Altíssimo” que herdará o trono de seu pai David e o seu reinado “não terá fim”. Essas palavras remontam as promessas de Deus no AT no livro de Samuel através das palavras do profeta Natã. Portanto, o propósito de Deus era que Maria tivesse a incumbência de mostrar ao mundo aquele enviado por Ele para ser o Salvador, o Messias com a proposta de salvação para todo povo de Israel.








Que resposta Maria da a Deus? Ao responder a Deus, Maria também dá uma resposta ao seu projeto. Maria logo faz uma objeção, uma reação natural ao tamanho do proposito que lhe é oferecido. Maria fica assustada com o compromisso que assumiria, esse chamado é o grande teor da vocação de Maria e dos Homens de todo o mundo. Diante da objeção que Maria faz, o anjo garante que o Espirito Santo virá para garantir esse proposito de Deus e que ela portaria no ventre o Messias enviado por Ele.
O final do relato Maria responde “eis a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”. Ao afirmar-se como serva Maria coloca-se humilde e reconhece que é uma eleita de Deus. No AT ser servo significava um titulo de glória, reservado aquele que Deus escolheu e que reservou para o seu serviço. Desta forma, Maria reconhece que Deus a escolheu, aceita com disponibilidade essa escolha e manifesta a sua disposição de cumprir, com fidelidade, o projeto de Deus.





Agora para refletir, seria possível nos dias de hoje alguém se entregar ao projeto de Deus assim como Maria o fez?





Queridos, desejo que esse natal seja verdadeiramente cristão. Que todos possam vislumbrar a luz, que todos possam abrir-se aos caminhos do Senhor e que todos possam dizer sim a suas propostas de amor, justiça, partilha, fidelidade e compromisso com o seu próximo. Um grande e Feliz Natal do Menino Deus.





Reinildo de Souza

3 comentários:

  1. Bem propício sua entrada como colaborador deste blog justamente nesta época em que estamos a nos preparar para mais uma celebração da chegada do menino Deus. Obrigada pela possibilidade de reflexão e aprofundamento no conhecimento da vida cristã.

    ResponderExcluir
  2. Luiza a Foto da basilica eu que tirei, achei linda....

    ResponderExcluir