quinta-feira, 11 de outubro de 2012

HOMENAGEM AO SPEL


Calma Gilson Reis, afinal de contas, é o Spel.

Pois é caro leitor, permito-me esta prudência ao escrever sobre este ser humano. Não escreverei qualquer palavra. Não ousarei lançar expressões fora da visceral alma deste nordestino! Mas confesso ser difícil este nobre desafio.

Spel, que de tão marcante nome, nem mesmo sei os seus demais, alem de Lorca. Moço de olhos famintos, não passa na vida das pessoas como um flerte, é olho que invade o corpo consumindo as veias! Mancebo de cheiros adversos! Funga a placenta da terra e se dopa de líquidos vermelhos!

Camaleão de peles escuras! Metamorfoseia-se dentro de si mesmo! Gosta de si! Outras vezes o odeia! “não vai por ali”!!!! “Deus e o Diabo é quem o guia”!!!!

Não vive do “quase”! A lama é a lama! O oásis é ELE mesmo!! É primavera repleta mesmo daquilo que a configura, as flores! É inverno carregado daquilo que o inunda, a chuva! É verão das mais intensas flechas de fogo! É outono na sua própria essência de renovar-se!   



 
Rasga a verdade pronta e inaugura um ventre novo!! Se “imbucha” de vazio, mas o aborta para se invadir de sentido!

Onde está o sentido... PERGUNTA!

Lambe sua vida com línguas sedentas e enormes! Por vezes insípidas! Mas volta à vida, palco onde aprecia o ato de sentir! De emocionar-se! De VIVER!!!!

Degusta o estado de morrer de amor! É a vida, na sua essencial intensidade.

Lembro de seu mais recente convite a mim e ao amigo Laudedir. Ele escreveu: “Seria bom revê-los, tomarmos um chá e cuspir nossas agruras”. Depois se despediu com cheiro de chananas da roça. Que nobreza!

Ah! Não sei. Ele vai ler estas palavras! O que faço!!
Aceitei o desafio que a mim fiz, mas dizer do Spel Lorca é ousadia! E ousar é uma tradução do que lhe caracteriza!

Que meus sentimentos sejam postos às vossas tão nobres facetas de olhar!   


Com saudade
Gilson Reis
11.10.12

5 comentários:


  1. Spel é dessas pessoas que dá alegria de estar ao seu lado! Um poço de sabedoria, de expressões e palavras encontradas não sei onde...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pOIS É LAU. Esta tarde de segunda feira, na casa dele, confirmou ainda mais! Que beleza de quem visita obras de arte da literatura

      Excluir
  2. Gilson corajosa sua postagem. Falar de Speel realmente não é fácil, mas vc conseguiu. Acho pertinente as homenagens que vc vem fazendo aos nossos companheiros de sarau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é LUIZA! Esta sendo super prazeroso. São tantos pra homenagear que fica dificil! Cheiro de 10 anos!!

      Excluir
  3. Que espanto prazeroso! Que palavras mimosas meu doce Gilson,
    (meu doce de umbu). Gratidão pelo carinho. Cheiro de imensidão.

    ResponderExcluir