terça-feira, 9 de outubro de 2012

MEMÓRIAS


O Coletivo Cultural Pegando o Gancho completa 10 anos de existência. Foram muitas experiências significativas, a partir da comunhão de pessoas, em torno da Palavra. A comemoração será realizada no dia 27 de outubro, no apartamento da Hilde, onde tantas outras vezes, ao longo desse tempo, o grupo se reuniu para vivenciar a poesia.  
Um dos acontecimentos nessa História foi a criação do blog, esse espaço que é uma extensão das experiências do Sarau, espaço de expressão poética, amizade, admiração, etc. No dia 11 de junho de 2011, Josafá, após conhecer o Sarau, no apartamento citado, assim escreveu:
“...Aquelas pessoas reunidas na ocasião em um grande apartamento, no Largo de Arouche, no centro de São Paulo, estavam ali tão somente para que cada qual contribuísse na celebração da vida e que se manifestava em poesia, canto, teatro. Tudo isso se traduzia muito natural e irmanadamente, por meio do respeito mútuo, em uma palavra: na expressão possível do amor quando se quer demonstrá-lo entre aqueles que se sentem semelhantes e afins, ainda que nessa profusa diversidade da metrópole..."
A integrante do grupo, Luíza, ao apresentar sua História de Vida neste blog, no dia 14 de junho do mesmo ano, assim disse:
“...Não me esqueço do dia em que fui convidada a participar do grupo de poesia que estava nascendo nesta cidade tão corrida, tão cheia de contratempos. Na Rua João Teodoro aconteceu minha primeira participação no sarau pegando o gancho. Outro momento de minha vida que grudou em mim como também grudei nele porque me refrigera, me acalenta, me faz feliz. Os componentes deste grupo são “pessoas da melhor qualidade” faço minha as palavras da Odê e eu faço parte dele...”
Marli, que sempre enriquece o Sarau com sua espontaneidade criativa, manifestou-se em relação à sua identificação com o grupo dizendo:
“...Integro o Pegando o Gancho, o seu nome de nativo,
Que com tanta gente boa, já virou um coletivo,
Posso citar cem pessoas, que tornaram meu coração cativo...”
Fazer memória é reviver. Nas postagens posteriores outras experiências dessa História serão resgatadas. Desde já, o CCPG agradece a todas as pessoas que fizeram e fazem parte dessa construção, cujos tijolos, são as próprias Histórias de Vida de cada um, a poesia, a música, o compromisso, a porta aberta dos lares de cada família onde o grupo esteve nessa caminhada itinerante pronta para o acolhimento.

Um comentário:

  1. Bela postagem! Fazer memoria é fundamental, reviver instantes e reflexões nos renovam, alem de dar um carater histórico ao Coletivo.

    ResponderExcluir