terça-feira, 11 de dezembro de 2012

DESABAFO

O cantor Mano Brown tem feito valer sua voz ante a violência na cidade de São Paulo; postura que não é novidade se pensar que as letras de suas músicas são, na grande maioria delas, um grito de protesto e denúncia das diversas situações de injustiça a que a sociedade brasileira enfrenta, de ordem política, étnica, econômica, policial, etc.
Na última premiação do Troféu Raça Negra, patrocínio da Mercedez, Petrobrás, Itaú, Bradesco, Santander, etc., realizada na Sala São Paulo, onde estavam diversas personalidades públicas, líderes da Faculdade Zumbi dos Palmares, Afrobras, Carlinhos Brown, Martinho da Vila, Margareth Menezes, a secretária Luiza Arruda que representava o governador Geraldo Alckmim... só pra citar alguns nomes, Brown quebrou o protocolo da cerimônia e causou certo constrangimento àqueles acostumados a seguir os rituais, proferir chavões, agradecimentos esperados... enfim, aquela rasgação de seda que costuma se ver em grandes cerimônias. Ao receber o troféu, o Rapper fez um desabafo, um protesto contra a onda de violência que assola São Paulo, sobretudo as periferias, atingindo de maneira peculiar jovens pobres, negros na sua grande maioria. De maneira corajosa e provocativa disse: “eu gostaria que Ele (Governador Geraldo Alckmim) estivesse aqui”. Emendou sua fala, de maneira crítica, dizendo absurda a fala de Alckmin ao tentar justificar o alto índice de homicídios no Estado de São Paulo relacionando o fato ao excesso de pessoas que nele residem. Lamentou por torcerem pelo o mesmo time (Santos). Alguém da plateia gritou: “troca de time”. Ao que Brown respondeu: “É mais fácil trocar de governador.”
Ontem, dia 10 de dezembro, Brown recebeu o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, na Assembléia Legislativa de São Paulo. Santo Dias fora um operário, líder sindical, assassinado por um policial no ano de 1979, aos 37 anos de idade. Foi velado na igreja da Consolação e seu funeral acompanhado por milhares de pessoas que protestavam pelo direito à liberdade, associação sindical, greves, etc. Só para entender de onde se dá a origem dessa premiação.
Também nessa ocasião, Brown quebrou o protocolo dizendo que sempre foi arredio a esse tipo de evento, que Aquela Casa (Assembléia Legislativa) não é sua zona de conforto. Gosta da perifeira, junto a pessoas simples. Entretanto, considerando o peso do evento, do momento, a causa, não pode rejeitar o convite. Disse ainda que por onde tem passado tem dado seu recado. Considerou o plano de governo de Alckmin de suicida, chamou-o de governador da chacina, entre outras afirmações igualmente provocativas... Por fim, terminou sua fala sugerindo o impeachment do governador. Ocasião em que foi ovacionado pela platéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário