quinta-feira, 4 de julho de 2013

PAULO FREIRE E AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: PARTE FINAL.


O  adolescente precisa reconhecer a situação existencial concreta, aquela que fez parte direta de sua existência e que o levou a cumprir a medida sócia educativa, bem como, aquela em que o levou a cometer o ato infracional, portanto, que o antecede.

O reconhecimento dessa situação existencial explicita e implícita, desenvolve, no adolescente, o sentimento de participação no contexto social na medida em que o ato praticado tornar-se objeto de reflexão, junto às conseqüências decorrentes da mesma e assim, no desenvolvimento da autoconsciência do fato, o adolescente pode experimentar um incipiente processo de transcendência à situação existencial almejada.

No ato infracional há uma responsabilidade do adolescente, pois a realidade objetiva é um desafio ao qual o mesmo tem que responder, mas, vale salientar que ela é parte de uma responsabilidade partilhada. Na medida em que o adolescente sente essa responsabilidade, desenvolve-se também uma concepção critica do real, inclusive, percebendo-se como desumanizado, portanto, prejudicado em sua maneira de realizar o oposto do que praticou e assim, buscar esse contrário que o humaniza.

 
O Educador, na sua capacidade de registrar o real, insurge como mediador desse processo, ajudando o adolescente a visualizar a imagem do já vivido e estimulá-lo a analisá-la criticamente, como espectador de si mesmo, situado numa realidade concreta. Nestas imagens, o adolescente precisa encontrar a sua família, da forma como ela está! A sua Escola e a si mesmo como estudante, da maneira como essa relação se apresenta e das oportunidades educacionais existentes; precisa enxergar o seu grupo de amigos, sedutores como normalmente são, e por vezes, tão “desumanizados” quanto ele.

Como negar a imagem da sociedade e os vilões sociais que afrontam o ser humano na sua grandeza de Ser? Essa pergunta surge na companhia de um sentimento de lamentação, pois, que futuro terão esses adolescentes espectadores e atores de tão fortes imagens sociais? Que anticorpos serão desenvolvidos para que os mesmos resistam ilesos, a essa metralhadora devastadora que é a realidade social vigente?

Pode-se ser vitima de uma realidade social sem a auto critica da mesma, mas pode-se ser vitima consciente dos efeitos que ela provoca. Na condição primeira a situação existencial está fadada a estagnar-se, pois o sentimento do Ser sobre a mesma ainda encontra-se no plano da imersão a - crítica, portanto alienada; no segundo estágio, a situação existencial é questionada, e nesta está o adolescente, questionando a si mesmo e as condições em que se situa.

É nesta visão de si mesmo e de sua história que o processo de cisão se estabelece, vislumbrando uma nova paisagem no caminho que, até então, está trilhando. A cisão é um instante do processo de transcendência do adolescente e que também faz parte do processo de transcendência do Educador; na confluência dessas interações uma nova situação existencial se gesta, alimentada pela criação de vínculos, pela reflexão de temas geradores e inserção no contexto dos quais fazem parte; dessa partilha de experiências, valores, sonhos e de sentimentos vai nascendo um Ser, que é outro e que é si mesmo.

 
No processo de busca e de discernimento, reside a possibilidade da descoberta da “interpenetração dos problemas”, que Paulo Freire entende como compreensão da totalidade. É o momento da problematização dos “temas geradores”, que, no processo de acompanhamento do adolescente em cumprimento de Medida Socioeducativa, pode ser expresso, dentre tantas formas, na avaliação periódica de seu sentimento de Ser social e no planejamento das perspectivas de efetivação desse Ser; nesse processo o adolescente deve ser visto na complexidade de seu permanente “vir – a – ser”, onde ele é sujeito do novo ser que de si desvela-se, progressivamente.

 

                   Gilson Reis

                                                                                                                                             04.07.13

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