sábado, 12 de outubro de 2013

Praias do Rio Zona Sul

Você sabia que o Rio não é só Copacabana e Ipanema? Mas elas são o ponto de partida para boa parte de outras praias da Zona Sul. A praia do Leme é uma continuação de Copacabana. Tem areia branca e fofa e no Costão da Pedra do Leme fica o Caminho do Pescador, que é uma área utilizada para pesca de arremesso. Tem também um quiosque para a degustação de deliciosos sorvetes. Ah! e água de coco. Diariamente acontece por ali uma feira livre. Horti fruti granjeiro (adoro!!!).
Nos quatro quilômetros que separam o Leme do Posto 6, há música nos quiosques, quase sempre e em quase todos. Na calçada mais famosa do mundo, vemos desfilar crianças, idosos e turistas. No seu final, temos o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, que comemorou no dia 28 de setembro, 99 anos de história e cultura.
Passei por Drummond que sentado estava e sentado ficou e por Caymmi, a quem ofereci ajuda para carregar o violão.
A Praia do Diabo é uma pequena praia que fica entre a Ponta de Copacabana e a Ponta do Arpoador. Vi ali a maior concentração canina por metro quadrado de praia, o que deve justificar seu nome.
A praia do Arpoador tem quinhentos metros de areia clara e é muito procurada por surfistas e de sua famosa pedra contemplamos um belíssimo por de sol.
A praia de Ipanema tem a peculiaridade de lançar tendências Tem dois quilômetros de extensão sendo a faixa de areia mais democrática do mundo. Seus frequentadores são gays, hippies, equatorianos, uruguaios, surfistas e dizem que também, celebridades.Mas como roupa de banho é democrática também, não dá para reconhecer ninguém.
A praia do Leblon tem uma faixa de areia de um quilômetro e trezentos metros. Reduto de tranquilidade. Localiza-se entre as encostas do Morro Dois Irmãos e o canal (fedido) que liga a Lagoa Rodrigo de Freitas ao mar. Nela começa a ciclovia que vai até a praia do Leme. Areia, mar, belezas naturais, esculturas de areia.
O Rio é tudo isso e um pouquinho mais. Como o paraíso nunca é perfeito, comunico a todos que o famoso Menino do Rio envelheceu.

Um comentário: