terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O SABER DAS COZINHEIRAS: PARTE III HOMENAGEM À BABETTE DE PIRITUBA: Marli Pereira!

A decisão foi tomada: O prato a ser feito é uma Moqueca.

Algumas semanas atrás conversava com a Marli sobre a confraternização do Sarau Pegando o Gancho, alem de “papearmos” sobre um projeto nosso de realiza almoços em casa para os amigos. Adoro encontros!!

Foi dessa conversa ao telefone que surgiu a ideia de organizarmos o almoço com o tema: Comida de santo. A Babette da vez, minha querida Marli (A ti, toda honra e toda glória!), começou a pesquisar sobre o assunto e descobriu que Moqueca é comida de Xangô. Topamos pela iguaria celebrada entre os Capixabas.

 

Ruben Alves, que me inspirou nas mais recentes postagens deste blog, sobre o saber das cozinheiras, tem mais pérolas a dizer. E diz:

Uma comida para ter gosto bom, há de ser a realização culinária de um sonho. A culinária é um triunfo da vontade amorosa. Ela obriga a natureza, indiferente, a fazer amor conosco. A Cozinheira também deseja nos dá uma grande felicidade. Para isso ela existe. Essa é a sua arte. Sua bíblia é o Kama Sutra da boca, as infinitas maneiras de se fazer amor com os lábios, com a língua, com o nariz, com as vísceras.

Assim era a Babette e Tita: Sabiam os segredos do prazer pela comida. Realizavam, na prática, aquilo que os psicanalistas anunciam na teoria: é o “princípio do prazer” que estabelece o programa para nossa vida. O conhecimento é guardado ao lado daquela panela de barro sobre o fogão, que só tem sentido pela moqueca que dentro dela está fervendo. A panela é um meio. A moqueca é o fim. O saber é um meio. O sabor é o fim.

Por Gilson Reis
Inspirado em Ruben Alves - Variações sobre o prazer
E em Marli Pereira, a Babette de Pirituba – São Paulo.

Queridos leitores deste Blog, bem vindos à Moqueca! Bem vindos à confraternização do Afeto, uma jóia preciosa do Coletivo Cultural Pegando o Gancho.

No comentário abaixo, confirme sua presença.
Dia 30 de Abril de 2016
Rua General Rondon 57 Apto 11 Campos Eliseos

Dia 22 de dezembro - A partir das 13h
Avenida Angelina 577 Casa 3
Vila Guilherme – Contato: 953933139

Compartilhe bebidas (Vinho ou cerveja)

2 comentários:

  1. Ah! meu Reis,
    só você para me levar às lágrimas a essa hora do dia 15 (9:29hs.)
    Grata pela homenagem, e como escrevi em e-mail anteriormente enviado:
    Cheiro de já colhi o urucum

    Marli Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela merece! Ela merece! Ela merece! Hu ruuuuuuuuuuuuuuuuuuu

      Excluir