sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sinais do Natal

Os objetos e adereços natalinos tem significados especiais. O azevinho, utilizado para simbolizar o flagelo de Cristo, o visco e a hera eram consideradas plantas mágicas pelos druidas, antigos sacerdotes dos gauleses e bretões, porque mantem-se verdes em pleno inverno.
Durante a festa em homenagem ao rei Saturno, dos romanos, em dezembro, eram distribuídos presentes ao longo do mês.
No século XIV, no dia 5 de dezembro, as crianças comemoravam o dia de São Nicolau, colocando os sapatos na janela e recebendo presentes.
As árvores eram utilizadas para reverenciar as divindades, na mitologia grega. O carvalho homenageava Júpiter; a oliveira era oferecida a deusa Minerva e a videira ao deus Baco.
A árvore é considerada a intermediária entre o céu e a terra, representante das possibilidades de evolução e de elevação do homem.
Na China, o pinheiro simboliza a longa vida e, no Japão, a imortalidade. As guirlandas representam a mandala, um diagrama de círculos e quadrados, considerada a chave para que o homem se conscientize das qualidades que o prendem ao eterno ciclo de nascimento e mortes. Os índios navajos americanos usavam guirlandas de ervas com função terapêutica e mágica; os druidas, como proteção aos maus espíritos e os hindus, para estimular a meditação.
Cores: o ouro ou os metais dourados são associados ao sol e no brasão dos cavaleiros era símbolo de sabedoria. Para os alquimistas, liga-se à evolução da materialidade para a espiritualidade. O verde é a renovação, a cor que tem o poder de regeneração, porque capta a energia solar e a transforma em energia vital. O vermelho está associado ao fogo e ao amor divino.
As estrelas simbolizam a luz permanente. No judaísmo são consideradas anjos guardiões. A estrela de cinco pontas, no esoterismo, traduz o esquema simbólico do homem em relação às medidas do universo - braços e pernas esticados, e a cabeça, que comanda a vontade. A de seis pontas é sinal de paz.
Velas: o fogo é usado por diversos povos para exorcizar os maus espíritos.
Finalmente, porque Dezembro? É o mês do início do inverno no Hemisfério Norte, quando a natureza adormece para renascer. A estação representa o começo do ciclo e a preparação para o nascimento do rei Sol, que traz a luz.
Um Feliz Renascimento para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário