domingo, 29 de dezembro de 2013

Réveiller

O hábito de nos vestirmos de branco e fazer a contagem regressiva para a chegada do ano novo não nos faz perguntar de onde vem esses rituais. Quem inventou esse tal réveillon? A maioria das tradições teve origem em outros países. A começar pelo nome, que vem do francês, do verbo réveiller, que significa acordar. É o despertar do ano. Essa palavra, réveillon, surgiu no século 17, dando nome aos longos jantares nobres, em vésperas de datas importantes.
No século 19 a comemoração se popularizou entre os franceses. No Brasil, esse costume chegou com a corte de Dom Pedro II ao Rio de Janeiro.
Com o tempo fomos incorporando elementos da nossa cultura nos rituais. O ano novo começa entre fogos de artifício, buzinas e apitos. Acreditava-se que o barulho espantava os maus espíritos.
Atualmente a queima de fogos é um espetáculo aguardado em quase todo mundo.
Com os agricultores portugueses aprendemos a guardar sementes de uvas e romãs, a fim de trazer prosperidade. Os italianos trouxeram o costume de comer lentilhas na passagem do ano.
As roupas novas nos remetem ao espírito de renovação. O hábito de usar branco veio dos africanos, devotos de Iemanjá, homenageada com oferendas no mar, e também nos remete à paz. Pular ondas é um hábito grego. Os gregos acreditavam que o mar era fonte de vida.
Há também tradições familiares e pessoais para atrair boa sorte, como subir em uma cadeira à meia noite ou não virar o ano com a carteira vazia.
Já estão preparando seus rituais para o próximo ano? Eu lhes desejo bons sonhos e o mais alegre despertar em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário