terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cosme, Damião e SansaKroma



No último sábado realizamos mais um sarau do CCPG – Coletivo Cultural Pegando o Gancho, na casa do Marcelo e Junior, espaço aconchegante, de beleza singular, pelas obras de arte, plantas de cheiro, flores, árvores, quintal... O tema foi “O enfeitado” e “O popular, significado dos nomes Cosme e Damião, que fazem parte do sincretismo religioso brasileiro, celebrados nos terreiros de Candomblé e Umbanda, no dia 27 de setembro, “são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas.” Sendo assim, nas celebrações de Cosme e Damião costuma-se distribuir muitos doces para a criançada. No entanto, é sabido que os espaços religiosos de matrizes africanas não são bem vistos por grande parte da população brasileira, prevalecendo muitas vezes uma postura preconceituosa em relação aos rituais aí praticados, de forma que comer doces oferecidos nessas festividades nem sempre foi algo tão natural. Os doces poderiam estar “enfeitiçados” ou com alguma maldade, assim diziam. Em meio aos relatos, surgiu a lembrança da homenagem de Rita Ribeiro a Cosme e Damião, em seu trabalho Tecnomacumba.


“Bahia é terra de dois
É terra de dois irmãos
Governador da Bahia
É São Cosme e São Damião

Bahia é terra de dois

É terra de dois irmãos

Governador da Bahia
É São Cosme e São Damião

(de Antonio Vieira)

Veja: http://www.youtube.com/watch?v=oKrKNrtMyp4

Pra quem desconhece a Oração, eis aí:

São Cosme e São Damião! Por amor a Deus e ao próximo, consagrastes a vida no cuidado do corpo e alma dos doentes. Abençoai os médicos e farmacêuticos. Alcançai a saúde para o nosso corpo. Fortalecei a nossa vida. Curai o nosso pensamento de toda maldade. A vossa inocência e simplicidade ajudem todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras. Fazei que elas conservem sempre a consciência tranqüila. Com a vossa proteção, conservai o meu coração sempre simples e sincero. Fazei que eu lembre com freqüência estas palavras de Jesus: "Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino de Deus".
São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, médicos, farmacêuticos e enfermeiros.



O sarau teve também o toque especial dado pela doçura do som da flauta da Aline, que nos presenteou tocando, entre outras músicas, Sansa Kroma. Trata-se uma canção africana que segundo a própria flautista tem a seguinte História: “Durante o Apartheid, muitas crianças perderam seus pais. E dizia-se que SansaKroma, representado por uma ave, tinha a função de proteger e abençoar seus filhos quando corriam perigo.” Era a SansaKroma a quem os pais recorriam nos momentos de aflição, ante a situação de desamparo e perigo das crianças.

http://www.youtube.com/watch?v=nPKFuvUP-9c&feature=related

Quanto ao carinho e acolhimento dos anfitriões pouco precisa se dizer: exemplares. Só resta agradecer!

3 comentários:

  1. Meiguice é muito pouco para traduzir sua postagem Lau. Banhada de informação para o sincretismo religioso e ao mesmo tempo contemplada toda arte e poesia. Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Lau!! Lembro com saudade dos dias de Santo Cosme e Damiao em que me entupia de bombons!

    ResponderExcluir
  3. Xique hein Gilson, eu me lembro das pipocas vermelhas, balas de mel coisas do gênero e você me vem com bombons!

    ResponderExcluir