O que é exegese? Exegese é o entendimento aprofundado de textos bíblicos, jurídico ou até mesmo literário. Conta a história que os textos sagrados foram os primeiros a terem uma prioridade dessa técnica. As pessoas que primeiro se ocuparam dessa tarefa são chamados de exegéticas, pessoas que para compreender melhor o significado desses textos começaram a estudá-los, aprofundando seu entendimento. “A palavra exegese deriva do grego exegeomai, exegesis; ex tem o sentido de ex-trair, ex-ternar, ex-teriorizar, ex-por” (Wikipédia, acessado 13/11/11); quer dizer, no caso, conduzir, guiar ao aprofundamento, e quem sabe, ao esgotamento do que quer dizer o texto. Além dos recursos literários utilizados para realização de uma exegese, o analista também vai fazer uso de suas instuições para dar sentido do texto a relidade humana, desvinculado desses atributos, a interpretação pode perder o sentido.
Para uma exegese de qualidade, o analista deve seguir alguns princípios: sobre princípio divino a bíblia ensina apenas uma teologia, isso significa que não pode haver diferenças doutrinárias. A interpretação deverá seguir o conjunto das escrituras e nunca entender o texto isoladamente, ao interpretar, é necessário levar em consideração o contexto, ler o que está antes e depois para se chegar a uma conclusão mais próxima da realidade do que quer se mostrar o autor. Outro aspecto importante é o sentido literal, a menos que as evidências demonstrem que este é figurado ai então terá outra interpretação, se possível ler outras traduções para trazer a luz o que o autor realmente gostaria de dizer. O trabalho de exegese é cientifico e por isso deve ser desprendido de qualquer preconceito. Fazer algumas perguntas ao texto é fundamental como: quem escreveu e qual o tempo e o lugar em que escreveu, porque escreveu esse texto, a quem se dirigia o escritor e o que queria dizer, são perguntas fundamentais para a construção da exegese.
O que vamos tentar realizar nesses dias, é apresentar a interpretação de alguns textos bíblico seguindo o contexto que estamos passando, que é fundamental para atualização do mesmo, numa sequencia definida por esse momento litúrgico. Com a aproximação de final de ano, acreditamos que muitas coisas poderão ser ditas através do entendimento desses textos. Salientamos que uma interpretação é sempre uma interpretação que não se exime de colocações e olhares que podem contribuir com a construção da mesma. Assim, o espaço literário e coletivo se torna um ambiente aberto ao aprofundamento da espiritualidade. Esperamos que aproveitem esse momento para se introduzirem no mistério natalino.
Parece que está chegando uma novidade no nosso blog. Bem vinda a nova linguagem e que conquiste muitos leitores!
ResponderExcluirConheço essa linguagem... Penso que será interessante, o momento é bem oportuno!!!
ResponderExcluir