segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A importância da exegese

O que é exegese? Exegese é o entendimento aprofundado de textos bíblicos, jurídico ou até mesmo literário. Conta a história que os textos sagrados foram os primeiros a terem uma prioridade dessa técnica. As pessoas que primeiro se ocuparam dessa tarefa são chamados de exegéticas, pessoas que para compreender melhor o significado desses textos começaram a estudá-los, aprofundando seu entendimento. “A palavra exegese deriva do grego exegeomai, exegesis; ex tem o sentido de ex-trair, ex-ternar, ex-teriorizar, ex-por” (Wikipédia, acessado 13/11/11); quer dizer, no caso, conduzir, guiar ao aprofundamento, e quem sabe, ao esgotamento do que quer dizer o texto. Além dos recursos literários utilizados para realização de uma exegese, o analista também vai fazer uso de suas instuições para dar sentido do texto a relidade humana, desvinculado desses atributos, a interpretação pode perder o sentido.





Para uma exegese de qualidade, o analista deve seguir alguns princípios: sobre princípio divino a bíblia ensina apenas uma teologia, isso significa que não pode haver diferenças doutrinárias. A interpretação deverá seguir o conjunto das escrituras e nunca entender o texto isoladamente, ao interpretar, é necessário levar em consideração o contexto, ler o que está antes e depois para se chegar a uma conclusão mais próxima da realidade do que quer se mostrar o autor. Outro aspecto importante é o sentido literal, a menos que as evidências demonstrem que este é figurado ai então terá outra interpretação, se possível ler outras traduções para trazer a luz o que o autor realmente gostaria de dizer. O trabalho de exegese é cientifico e por isso deve ser desprendido de qualquer preconceito. Fazer algumas perguntas ao texto é fundamental como: quem escreveu e qual o tempo e o lugar em que escreveu, porque escreveu esse texto, a quem se dirigia o escritor e o que queria dizer, são perguntas fundamentais para a construção da exegese.






O que vamos tentar realizar nesses dias, é apresentar a interpretação de alguns textos bíblico seguindo o contexto que estamos passando, que é fundamental para atualização do mesmo, numa sequencia definida por esse momento litúrgico. Com a aproximação de final de ano, acreditamos que muitas coisas poderão ser ditas através do entendimento desses textos. Salientamos que uma interpretação é sempre uma interpretação que não se exime de colocações e olhares que podem contribuir com a construção da mesma. Assim, o espaço literário e coletivo se torna um ambiente aberto ao aprofundamento da espiritualidade. Esperamos que aproveitem esse momento para se introduzirem no mistério natalino.

2 comentários:

  1. Parece que está chegando uma novidade no nosso blog. Bem vinda a nova linguagem e que conquiste muitos leitores!

    ResponderExcluir
  2. Conheço essa linguagem... Penso que será interessante, o momento é bem oportuno!!!

    ResponderExcluir