terça-feira, 3 de janeiro de 2012

RITUAL

Ano Novo. Novo? O que muda exatamente? Talvez, nada! Ou muito! Já disse em outra ocasião sobre a importância em celebrar as datas. O quanto são significativos os rituais, sobretudo aqueles que remetem à passagem de uma condição da vida à outra – da gestação para o nascimento, da infância para adolescência, dessa para a juventude, depois para a vida adulta, chega a velhice, passagem da vida para a morte, etc. Cada um desses momentos da vida tem suas peculiaridades, seus significados. Estão marcados por símbolos específicos.
O ritual de passagem de ano faz com que haja uma ruptura na noção do tempo. É como se um novo tempo começasse e consequentemente cada pessoa fosse convidada a avaliar, replanejar, recomeçar, fazer tudo outra vez, e agora, melhor que antes. Seria insuportável imaginar um tempo que não houvesse fim. Em parte, é por isso que tantas pessoas buscam as praias, o mar, as florestas, lugares supostamente carregados de boas energias, apropriados para se colocarem diante de Deus, seja lá qual for, e assim, agradecer pelo tempo que passou e ao mesmo tempo apresentar pedidos, desejos. As mais diversas formas de relacionamento com o Divino explicitam-se através dos rituais - jogar flores e frutas no mar para Iemanjá, pular as sete ondas, rezar Pai Nosso, Ave Maria, acender velas, dar as mãos, abrir bebidas, muitos abraços, etc.
Que os desejos expressos na música “Sem Mandamentos”, de Oswaldo Montenegro, possam a cada dia do ano de 2012 tornarem-se concretos.

Hoje eu quero a rua cheia de sorrisos francos
De rostos serenos, de palavras soltas
Eu quero a rua toda parecendo louca
Com gente gritando e se abraçando ao sol
Hoje eu quero ver a bola da criança livre
Quero ver os sonhos todos nas janelas
Quero ver vocês andando por aí
Hoje eu vou pedir desculpas pelo que eu não disse
Eu até desculpo o que você falou
Eu quero ver meu coração no seu sorriso
E no olho da tarde a primeira luz
Hoje eu quero que os boêmios gritem bem mais alto
Eu quero um carnaval no engarrafamento
E que dez mil estrelas vão riscando o céu
Buscando a sua casa no amanhecer
Hoje eu vou fazer barulho pela madrugada
Rasgar a noite escura como um lampião
Eu vou fazer seresta na sua calçada
Eu vou fazer misérias no seu coração
Hoje eu quero que os poetas dancem pela rua
Pra escrever a música sem pretensão
Eu quero que as buzinas toquem flauta-doce
E que triunfe a força da imaginação

Um comentário:

  1. Oi Lau!
    Eu tambem quero tudo isso que o Oswaldo quer!!! Mas as buzinas tocando flauta doce eu destaco para homenagear nossa amiga Bruna que inicia 2012 apaixonada! É, eu quero que a paixao seja o pão de cada dia!!!
    Cheiro e valeu pelo adeus de 2011 (ótimo como disse a Luiza) e a acolhida do 2012 juntos!!

    ResponderExcluir