segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Qual o ignificado da Quaresma?


Prezado leitores,
Após a grande festa do carnaval,somos convidados a iniciar um período de introspecção. A igreja denomina esse períodode QUARESMA. Mas o que significa esse período para todos nós? Muitas pessoas entramnessa atmosfera sem ao mesmo saber o que isso quer dizer e qual a reflexo desseperíodo em nossa vida.Quaresma é o período de jejum earrependimento tradicionalmente observado pelos católicos e algumasdenominações protestantes, em preparação para a páscoa. A duração do jejum daquaresma foi estabelecida no século IV, como de 40 dias. Durante este período,os participantes comem muito pouco, ou simplesmente deixam de comer algum tipode comida ou deixam de praticar alguma ação habitual. A quarta-feira de cinzase a quaresma iniciaram como uma forma de os católicos lembrarem-se doarrependimento de seus pecados, de forma parecida com as pessoas no VelhoTestamento, que se arrependeram em panos de saco, cinzas e jejum (Ester 4:1-3;Jeremias 6:26; Daniel 9:3; Mateus 11:21).
O jejum sempre foi uma prática adotada como forma de expiar os pecados, um “sacrifício” com a finalidade de mostrar a capacidade de redimir das faltas. Em Mateus 6, 16-18, o evangelista escreve como seria o comportamento daquele crente que jejua: “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará
publicamente”.
Pois bem amigos, esses recebi um e-mail com uma mensagem muito interessante sobre quaresma como um convite para que possamos nos tornar mais humanos e quero transcreve-lo. Jejuar de palavras que ferem para dizer palavras que curam, jejuar da covardia em defender o mais carente e necessitado, jejuar da inquietação e praticar a paciência, jejuar do egoísmo e praticar a partilha.
Que nessa quaresma possamos ter momentos de profunda reflexão de vida. Que possamos rezar sobre o tema da CJ 2012 “Fraternidade e Saúde Pública” e chegarmos juntos na Páscoa do Senhor revigorados.
Grande Abraço.
Reinildo.

Um comentário:

  1. As travessias de Reinido...
    Da agua para agua com acuçar, depois uma pitada de sal, e depois uma pimentinha, depois a água benta...
    Gosto de sua fase mais pimenta.
    Cheiro

    ResponderExcluir