quinta-feira, 18 de outubro de 2012

HOMENAGEM AO JOSÉ FREIRE

 


Eu vejo lágrimas nesta página! E sorrio de encantamento! Outro não poderia ser o sentimento diante do homenageado que ora vos apresento.

A ti, sensível José, minha mais nobre admiração!

Quando está diante da beleza alforria lágrimas de dentro da alma e as lança diretamente na alma de um outro. Sentimentos do José não se perdem com a despedida de suas lágrimas, mas se encontram, afetuosamente, no entrelace de quem as aconchega.
Eu te aconchego.

Meigo e intenso José, a poesia também é constituída de carne e osso quando ela se instala na própria pessoa. E ela resolveu bater na porta de teu coração por que os versos necessitam de colos e abraços quentes!

És “Lua, nua, que flutua e compactua”. Nas tuas veias a emoção grita!

Neste artista da terra, a emoção se agiganta e cicatriza-se nos olhos de quem vê! Diferentes instantes de beleza nos saraus arrancaram, visceralmente, lágrimas que, de tão engravidadas, fertilizaram a alma! E esta imagem é de uma grandiosidade tão nobre, como uma revolução do sentimento, que se aloja no corpo-vida pra reclamar a grandeza da simplicidade que nem sempre enxergamos.

Vejo as suas alegrias, e também as suas tristezas, como a beleza esculpindo uma obra de arte! Tantas vezes objeto de meu desejo em apreciar em tantos outros pôr-do-sol.

Eu sou mais feliz quando te vejo no Sarau. Não sei ao certo o que é felicidade. Conceitos nem me interessam neste instante. Escrever sobre ti é mais que uma vivencia racionalizada, é muito mais uma intensa experiência de espalhar lágrimas emocionadas sob a tela.

Gilson Reis
18.10.12
Foto: 10cinesp2.blogspot.com



Um comentário:


  1. José Freire é um poço de sensibilidade, de entrega à beleza, à ternura!!!!!!!!!!! Grande!

    ResponderExcluir