quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CRIME E CULTURA!

Diante do bombardeio de noticias acerca da violência em São Paulo, não se pode ficar indiferente. Eu desconfio. De quê? Não sei. Como assim? Pois é, é natural desconfiar, e de algo, mesmo que não se saiba o quê. Melhor do que não desconfiar de nada e achar que está tudo bem.

Caros leitores, em especial da cidade de São Paulo, em algum momento de sua vida paulistana, você deixou de ouvir falar e até de presenciar assassinatos? Eu não! Ah! Mas agora está bizarro! Ai reside a primeira desconfiança. O que está bizarro caboclo!? A violência e ou a sua divulgação na mídia? Ah! Mas os números, as estatísticas comprovam a diferença de um mesmo período de um ano e outro! Desconfiança número 2: Antes foi pior mesmo? Oh! Digníssimo estatístico!

Talvez eu não entenda mesmo como estas estatísticas são construídas, não descarto esta hipótese, desconfio também de mim mesmo e minhas limitações, mas desconfio mais ainda das intenções de uma mídia que é muito poderosa no seu poder de influir! Não quero dizer com isso que a violência é uma farsa. C L A RO que não! Nem tampouco falar de desconfiança para incutir em qualquer que seja a idéia de que estão falando balela.

Então afinal, o que ocê quer Gilson Reis?
 
Desconfiar! Já disse.

Desconfiar que Paraisópolis não é somente pólvora!
É também poesia!
Desconfiar que Capão Redondo não é somente sangue!
É também vinho celebrativo!
Desconfiar que Nova Brasilândia não é somente toque de recolher!
Mas trombetas abrindo alas para os artistas da palavra!
Desconfiar que Diadema não é só becos escuros!
Mas alamedas iluminadas de talentos!

Desconfiar...
Pra não cristalizar ou estagnar o sangue.

...

Dica importante!
Acesse o Boletim do Instituto Sou da Paz que  analisa as estatísticas criminais de São Paulo no 3º Trimestre de 2012.  Traz uma análise dos dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo referentes ao terceiro trimestre de 2012. O documento apresenta comentários sobre os crimes ocorridos neste período na capital e no Estado, além de uma análise dos dados divulgados sobre o trabalho da polícia e a letalidade policial. O documento também apresenta algumas recomendações para a política de segurança pública no Estado.

Gilson Reis
08.11.12

7 comentários:

  1. Interessante sua sugestão de desconfiança Gilson Reis. Bom mesmo é conhecer a realidade e não simplesmente deixar entrar pelos nossos olhos e ouvidos as intenções dessa mídia que sempre tem seus interesses... Bom mesmo é procurar saber o que ela vai vender depois dessa campanha da violência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabemos que apesar do medo real, ver pela televisao é um encanto para a população que "gosta" de ver noticia de tragedia!

      Excluir
  2. Eu também nunca ouvi que não houvesse violência na cidade de São Paulo, aliás já vivi anos anteriores momento de pânico quando o PCC ordenou que ateassem fogo no ônibus e matasses policiais...
    Creio também que a mídia funciona à base de espetáculo, da violência ou da paz ou do que quer que seja...
    Mas infelizmente penso que os índices de assassinatos e outras práticas de violências parecidas são muito maiores do que o que a mídia mostra...
    Concomitantemente, há muita gente boa nadando contra a corrente, fazendo acontecer, semeando, plantando flores em meio ao lixo, ao sangue... Ainda hoje tem um sarau no Grajaú - Sarau Sobrenome Liberdade. Esteja/m convidado/s.

    ResponderExcluir
  3. Mais 24 pessoas vítimas de tiro e 15 mortos, ônibus incendiado e cobrador queimado em estado grave no hospital, etc. O bicho solto!

    Ah... teve sarau também em vários lugares da cidade! Mas alguns poetas com os quais tenho falado disseram que estão com medo de chegar em casa depois das 22h...

    ResponderExcluir
  4. A POESIA, AINDA QUE CONCRETA, NAO VENCE UM DISPARO MORTAL!
    QUE A MARTA SUPLICY VENHA COM TUDO PARA INCENTIVOS CULTURAIS QUE MUDEM A MENTALIDADE POUCO EDUCADA PARA A IMPORTANCIA DA CULTURA NA NOSSA VIDA!

    ResponderExcluir