terça-feira, 6 de novembro de 2012

POESIA


“...Nem parece que estamos em São Paulo, a cidade que não para e não dorme. Nós paramos, por causa da poesia...” Essa foi uma das falas da Conceição na postagem de ontem ao fazer sua homenagem ao 10 anos do Sarau Pegando o Gancho. De fato, amiga, sobretudo, em dias de tanta violência, mortes, cinismo das autoridades competentes, ou melhor, incompetentes!
As notícias nos veículos de comunicação nos últimos dias tem sido amedrontadoras. Violência, violência, violência... Mortes, mortes, mortes! “Policiais matam bandidos. Bandidos matam policiais.” E em meio a essa “guerra” estamos todos nós, amigos, familiares, pedindo a Deus que nos livre de uma bala perdida ou nem tão perdida assim! Na semana passada a comunidade de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, foi ocupada por 500 policiais (alguns veículos de comunicação disseram 400, outros 600). Depois assistimos a ação da polícia em Capão Redondo, Campo Limpo. Ontem a Zona Norte viveu momentos de horror. Assim tem sido: um horror de Norte a Sul. Como a situação tem se tornado insustentável, o governador Alckmin, ao contrário do que, cinicamente, vinha afirmando, de que a segurança em São Paulo estava sob controle e negando ajuda da polícia federal, acabou por reconhecer que a situação está longe desse ideal. Não que eu creia que a solução para esse problema esteja nas mãos da polícia. O descontrole é tal que a ordem para matar, incendiar, parte de dentro dos presídios. Todos sabemos que as prisões brasileiras tem sido escolas profissionalizantes para o crime. Embora haja excelentes escolas para o crime organizado, tráfico de drogas, em qualquer canto da cidade de São Paulo. Jardins, Higienópolis, Vila Madalena, Pinheiros, etc. Palácios, Prefeituras, Câmaras. É preciso uma ação  aí, também! Não sei se policial, vez que não creio que solução esteja nas mãos da polícia. Ante a essa dura realidade, “nem parece que estamos em São Paulo” quando se fala em poesia! Talvez seja necessário mais espaços de arte, educação, lazer, cultura, POESIA!
Foto: EM MEU AP. NO SÁBADO 27.09.12. SÓ GENTE DA MELHOR QUALIDADE

4 comentários:

  1. É quente, o clima é de guerra e tensão! O inimigo é outro ele é oculto!! Temos que invadir as comunidades não com policia, mas sim com professores, médicos, artista desenvolvendo a cultura... Esse é o caminho!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga de Belem do Pará me ligou preocupada ao ver as noticias na TV. Seu filho vem à São Paulo e ela queria assegurar-se de que ele nao seria morto.

    O que há com a midia que resolveu escancarar que os seres humanos de São Paulo morrem violentamente?

    Não que eu seja contra, quero entender, popis esta manifestação pode ser um bom indicador de mudanças na vida da população.

    Mas... a propósito, esta foto...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto à preocupação de sua amiga em relação à vida do filho... tem razão de ser!!! É bom entender mesmo o que está se passando, ainda mais nós que trabalhamos com educação de jovens pobres...
      A foto é pra dizer que um pouco mais de arte, em todo canto da cidade, talvez seja a solução pra São Paulo!

      Excluir