Para os amantes do teatro, passei pelo SESC Vila Nova na semana passada e tive a bela aventura de admirar as obras produzidas por ANTUNES FILHO, um dramaturgo, diretor e tantos outros honrosos títulos a ele expressados. Antunes Filho considerado um dos maiores encenadores brasileiros pela montagem de "Macunaíma", em 1978, José Alves de Antunes Filho iniciou a carreira no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Durante a década de 1950, realizou os primeiros teleteatros da América do Sul para as emissoras de TV Tupi e Cultura. Em 1953 dirigiu seu primeiro sucesso, "Week-End", com Nicete Bruno e Paulo Goulart. 
Ao longo de sua brilhante carreira, Antunes Filho recebeu mais de 60 prêmios, inclusive o de melhor espetáculo teatral de 1982, na Espanha, por "Macunaíma", e o de melhor diretor no Festival de Teatro das Américas, realizado em 1987 em Montreal, no Canadá, com "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", baseado em Guimarães Rosa.
Antunes Filho fazia do palco do teatro uma exposição de cenas fotográficas impressionantes pela expressão apresentadas pelos seus atores nas dramaturgias por ele dirigidas. Nos dizeres de Danilo Santos Miranda “Antunes Filho falava que a arte é mineral – tem de ser buscada na profundidade. E é esta busca que o mestre insita o ator: descer fundo dentro de si para garimpar sua pedra essencial. E o faz, sobretudo, pelo exemplo de sua própria vida”.


Excelente dica.
ResponderExcluirValeu!!