segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ADVENTO: TEMPO DE ESPERA E ESPERANÇA



Prezados,
Dando continuidade às nossas reflexões a respeito do compromisso assumido para este momento. Vamos pensar, portanto, sobre o ADVENTO, momento litúrgico definido como um mergulho profundo na mística cristã para um tempo de espera e esperança.
Para nós cristãos, a espiritualidade do advento nos leva a alegria da vigília Daquele que está por vir. Vivemos nesse tempo, valores cristãos importantes para a nossa própria construção espiritual: a conversão, esperança e a pobreza, portanto, brota nos corações sentimentos de solidariedade e partilha importantes para a edificação de um mundo novo porque o Salvador virá, a razão de preparamos para o Natal. É propicio nesse tempo litúrgico viver a profundidade da salvação do Filho do Homem - Jesus Cristo.
Ontem celebramos o primeiro domingo do advento. O evangelho escolhido para esse domingo foi do evangelista Marcos capítulo 13, versículos de 33 a 37 seria importante antes lê-la. Vejamos o que podemos analisar dessa perícope:
Marcos escreve aproximadamente 70 anos após a morte de Cristo, num contexto da destruição do templo em Roma. Não sabemos se Marcos conheceu a Jesus. Segundo os historiadores, a autoria desse evangelho é duvidosa, pois no ano 115 d C, um texto publicado afirmava que Marcos poderia ter sido interprete de Pedro, uma vez que a forma utilizada para se passar a história era a tradição oral, mas, no entanto ainda a controvérsias sobre esse assunto. O importante é compreender que Marcos apresenta o Evangelho como “o tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo” e assim Marcos procura mostrar a pessoa de Jesus e sua mensagem.
Na perícope eleita, Marcos faz uma exortação a todos os cristãos num contexto de destruição. É para os seguidores de Cristo que Marcos se dirige e faz uma exortação pedindo a todos que “vigai” e usa uma parábola para convencer a todos de que é necessário vigiar para não ser surpreendido. Porque Marcos faria esse pedido aos cristãos? Jesus não diz como ou quando acontecerá o fim, por isso Marcos ao orientar que todos vigiem, fala da continuidade serena e incessante do verdadeiro discípulo na proposta de Cristo e aqui falamos portanto, do amor, da caridade e sobretudo da partilha. A tradução literal do verbo vigiar em grego – gregoréo – significa cuidar, vigiar, sentinela, ou seja, aquele que fica acordado e Marcos nos coloca a frente desse desafio, ficar vigilante para que possamos dar continuidade a mensagem de Jesus.


Hoje não há perseguição como no tempo de Marcos, no entanto se olharmos às questões sociais, com poucos detendo a maior parte da riqueza e muitos sem nada, o projeto de Jesus fica comprometido, portanto Jesus indica como seus discípulos devem se comportar na história. O discípulo deve se colocar no processo histórico acreditando que um mundo novo e de igualdade possa se instalar, não se deixando abalar achando que o Seu projeto é algo distante e inviável. Assim, vigiemos para que possamos cantar um canto de um mundo novo na vinda do Salvador.
Reinildo de Souza.

3 comentários:

  1. Oi Reinildo.
    Viver o instante a partir do que ele nos chama a viver! Nos preencher a partir do vazio que sentimos! Nos renovar a partir do velho que conservamos...
    Cheiro deste instante

    ResponderExcluir
  2. ...um mundo novo porque o Salvador virá, a razão de preparamos para o Natal....
    É isso aí REinildo, ajude-nos a pensar nesse momento cristão tão especial!!!

    ResponderExcluir
  3. A riqueza deste Blog é poder usufruir do melhor dos pensamentos de cada um na profundidade da reflexão do aqui e agora. Obrigada Reinildo pela possibilidade de voltar para a beleza do significado deste tempo de espera e esperança.

    ResponderExcluir