quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Revel

Pegando o gancho... Vou com uma do Akins Kintê

Revel amarga o fel, da dor que é tamanha
Força de vontade pra invadir as entranhas.
Se o passado foi cruel, estamos firmes no presente
Não provamos do mel, só o estalá da corrente
Futuro decadente dos moleques da quebrada
A liberdade não é dada, por nós tem que ser conquistada
Valeu Zweli, pelo sorriso me encantou mais uma vez
Fez não sofrê pelo Nagaia e a geração que está no xadrez
Tirando um monte de ponta, perco até a conta
Por que tio, apronta? Minha mente vaga tonta
Sei do mal, vítima histórica de uma enganação
sorrimos e agradecemos à porra da abolição
O que deu no decorrer foi isso, entregue ao vício
À cata de pouca grana comendo merda, lixo
Porra! Num há instituição que nos socorra
Quando sangramos nos barracos querem mais que a gente morra
Então segue sempre firme , ergue a cabeça, fio sorria,
se possível enriqueça seu olhar vazio
Chute seu país hostil, que mata preto pelas costas
Num aceite a proposta que pra nós é imposta
De que preto e feio com crime é sinônimo
Ame a si mesmo, é poder e é o mínimo
Nós tamo pro que dé, estamos vivos pra morrê
Abrir caminho às crianças, Pedrinho e Ayodelê
Vão ser príncipes e guerreiros das barracas pobres
Akins Kinte Kamikazy, de coração puro e nobre
Distante dessa culturinha esnobe européia
De amor com uma pretinha e o samba da Divinéia
Quanto mais leio mais bravo, consciente meu ódio eu cravo
Hein escola?! Persiste no estereótipo de preto escravo
Vaguei os livros me sujei com a merda toda
Descobri um quilombo, seus heróis que se foda
Nas latrinas podres desse país, inglório
Me arrancaram a pátria, meu coração o território
Quente como as aldeias africanas: assim tio, atiça
Paz e liberdade, sobretudo justiça
E as palavras tem força e desmorona
essa masmorra que nos detona
Rebelde de qualidade, a verdade vem à tona.

Como sugestão, releiam BRADO de Chiquinho Silva neste Blog.


2 comentários:

  1. Luiza,
    Ao ler essa poesia do Akins lembrei de uma frase que li outro dia : "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons" (Martin Luther King).

    ResponderExcluir
  2. E como isso é verdadeiro hein Lau!!!

    ResponderExcluir