terça-feira, 8 de novembro de 2011


Mês da Consciência Negra



O mês de novembro foi escolhido pelo Movimento Negro Brasileiro, e assim tem-se popularizado, por razões significativas, como o mês da Consciência Negra, sendo celebrado no dia 20 desse mês o Dia Nacional da Consciência Negra, em memória ao líder Afro-Brasileiro, do Quilombo dos Palmares: Zumbi, nascido no Estado de Alagoas no ano de 1655 e morto no dia20 de novembro de 1695.

Zumbi, segundo consta a História, fora um grande líder da resistência negra à escravidão. Entre muitos significados do nome Zumbi, destacam-se: “A força do espírito presente, morto-vivo, Deus da guerra”.

Trata-se de ocasião oportuna para mexer em feridas abertas, que quase sempre evita-se tocar pois a celeuma, quando o tema em questão é de ordem racial, é mais do que certa. As razões para isso são várias e ao longo desse mês podem ser um pouco mais aprofundadas.

Todos, negros e não negros, estão convidados a refletirem sobre a problemática em questão. Esse convite se dá pelo fato de que muitas vezes os problemas vividos pelos negros, em função de sua História no Brasil, não são abraçados pelas pessoas em geral. Quase sempre, as discussões sobre os assuntos pertinentes à negritude são encabeçadas pelos Grupos Negros, Politicamente Organizados, enquanto deveriam ser de pertinência de toda sociedade brasileira.

O mês de novembro serve, dessa forma, como referencial para que se possa pensar de maneira mais acentuada sobre os desafios enfrentados pelos negros ao longo da História Brasileira, seja do ponto de vista econômico, social, psicológico, acadêmico, etc.


Um comentário:

  1. Bem lembrado Laudecir, afinal de contas é uma situação nada resolvida a questão da negritude seja aqui, ali ou acolá. Em toda parte de alguma maneira tem que se refletir até onde estamos lidando com tudo isso com "naturalidade". E dá pra ser natural??? "Consciência negra"!!!

    ResponderExcluir