segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ADVENTO: Tempo de conversão




Nesse domingo vivemos a espiritualidade da conversão. O evangelho escolhido foi de Marcos 1,1-8. Ascendemos a segunda vela da coroa do advento como símbolo da proximidade do nascimento do Salvador.

“Preparar os caminhos do Senhor” nos pede a liturgia desse domingo. Marcos vai nos mostrar que antes de Jesus houve um precursor, um mensageiro chamado João Batista. Este mensageiro nos tem muito a ensinar com humildade, fé, integridade e fidelidade ao projeto de Jesus.

Marcos, pela figura de João, vai relatando que o caminho do Senhor tem que ser preparado. Por isso o João batiza muitas pessoas numa atitude de conversão, preparando o povo para a vinda do messias. É notável que João reconhece o seu lugar na história, ele mesmo diz, segundo o relato de Marcos que  "Eu batizei vocês com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”, pois o batismo no Espirito cela nossa fé em Deus e aceitamos o Cristo como Salvador. Com essas palavras, João dá testemunho da vinda do salvador. O batismo nos prepara para a mudança de atitude, de pensamento, de postura com relação ao processo histórico que vai se firmando, pois já está muito próxima a vinda de Jesus e isso implica numa tomada de decisão.

 
imagensbiblicas.wordpress.com

Para Marcos, a pregação de João Batista indica um rumo na  vida de seus seguidores. O batismo é um elemento indispensável para a conversão, para uma vida de retidão e justiça. João se põe fiel a essa proposta, por isso falava com firmeza a seus seguidores, pois acreditava na vinda do Messias.

O profeta Isaias no capitulo 40 já apontava sobre a vinda do Salvador, ele mostrava através das palavras de Deus que o tempo de expiação já havia terminado e o povo estava liberto da escravidão, por isso uma voz gritava “preparai no deserto o caminho do Senhor” e João ratifica as palavras do profeta.

Nessa perícope, João nos deixa uma grande lição de vida: a confiança, humildade, fé e esperança. Viver o que se diz é o lema de João, convertidos pelo batismo poderemos encontrar o Messias. Mas onde? Nos irmãos marginalizados, nos usuários de drogas abandonados pelo capitalismo, nos doentes nas filas dos hospitais, na criança abandonada e nas mães sofredoras. O batismo da clareza aos nossos olhos e a conversão toma uma dimensão da entrega ao projeto de Deus. Que juntos possamos preparar os caminhos do Senhor!

Reinildo de Souza.




3 comentários:

  1. Reinildo, ler sua postagem me traz uma paz tão grande que você não pode imaginar... é como se eu tivesse que ler o que já sei mas que preciso relembrar. Momentos demais!!!
    Marli Pereira

    ResponderExcluir
  2. Reinildo, como sua presença como colaborador neste blog é importante!. Você veio para ampliar nossas reflexões, pois não podemos deixar de refletir sobre o que é necessário para nossa vida. Como disse Jesus à Marta no Evangelho: "Maria escolheu a melhor parte". Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Lu,
    Achei que estavamos precisando de algo do gênero... sei que não agrada a todos mas quem se sente bem pode desfrutar e colaborar com a idéia e assim "preparamos os caminhos do Senhor"
    Bjs.........
    Rey

    ResponderExcluir