quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

FASES, IDADES, MATURIDADE ETC E TAL

Rafael Biazão é um jovem amigo da ONG onde trabalho. Admiro muito a personalidade, sensibilidade e inteligência que lhe é peculiar. É o meu convidado especial de hoje, no Blog do Pegando o Gancho. Apreciem e comentem. Abaixo segue alguns links do Rafael.


Você já quis ter uma idade que não fosse a sua? Sabe quando você tinha 8 anos e queria estar na 8º série, por que os alunos pareciam jovens independentes? Ou quando você tinha 14, mas desejava completar a maior idade, por que aí você poderia fazer o que quisesse? Então… eu nunca tive isso.

Esses dias participei de uma discussão com um grupo de amigos sobre algo que sempre achei estranho: O fato das pessoas desejarem ter uma outra idade. Quando muito novos, estes querem ser mais velhos, por acreditarem que a idade traz consigo sabedoria, respeito, independência. Quando velhos, morrem de saudades de épocas com menos responsabilidades, mais vitalidade e energia.
Tem um texto do Charles Chaplin que fala sobre isso. Acho meio clichê, de tanto que já vi as pessoas utilizando, mas não consigo deixar de achá-lo sensacional:

“A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deverí­amos morrer primeiro, nos livrar logo disso. Daí­ viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí­ você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.

Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?”

Adorei minha infância sem desejar ser adolescente. Aproveitei minha adolescência sem fingir ser um jovem. Hoje sou jovem e tento viver como tal. Mas obviamente que imagino coisas maravilhosas a serem vividas com 30, 40, 50… 80 anos. Mas até
lá, pretendo ir curtindo cada momento.


Você já reparou que as crianças não são mais crianças? É verdade! O que você sente ao ver meninas de 10 anos usando sainhas curtas, calçados com salto, fazendo escova progressiva, com as unhas todas pintadas, lápis no olho, blush, baton, anel, pulseira, colar, perfumes caros, bolsas de luxo, celular iphone, etc, etc, etc? Eu acho horrível! Para a estudante de psicologia Viviane Santos não existe mais um padrão de comportamento em relação a idade: “Essa questão é complexa, varia inclusive de acordo com a regionalidade. Hoje os jovens são mais expostos ao mundo, começam a ir para a balada mais cedo, os papéis da família não são tão definidos e isso implica no comportamento. A indústria do consumo faz com que a criança percebe sua sexualidade precocemente e passa a ter comportamentos que não condizem com a infância”.

Algo que vai muito além da questão da idade é a maturidade. Na adolescência há uma diferença interessante entre as meninas e os meninos. Normalmente as mulheres amadurecem primeiro. Quando chegamos a juventude somos cobrados no trabalho, estudos, namoros, etc. Diversos momentos exigem certa maturidade, mas nem sempre os jovens estão “prontos”. Você vê pessoas de 18 anos sendo tratadas como se tivessem 14, e muitas vezes agindo como tal, ou sendo cobrada como se tivessem 30.

Mas até onde é saudável agirmos de forma não condizente com nossa idade? Ou será que não existe isso de idade? Cada um é cada um e a idade é um mero detalhe?

Por mais difícil que seja um momento da vida, existem outras milhares de coisas positivas lhe cercando. A vida é como um dia, tem começo, meio e fim. E você precisa aproveitar da melhor forma sua manhã, sua tarde e sua noite.

Dê você também sua opinião sobre idades desejadas, comportamento, maturidade, etc e tal.
Escrito ao som de Epitáfio – Titãs

Rafael Biazão

Valeu Y!

4 comentários:

  1. Obrigado você, Gilson, por convidar-me a postar na página do Coletivo Cultural Pegando o Gancho. Parabéns à toda equipe! Estou sempre visitando a página de vocês!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rafael pela colaboração...
    Sou um cinquentão, enfrentando os conflitos desta fase... Aliás, parece que tudo tem sua fase, sua magia, seus conflitos também...
    O tempo nunca pára!
    Valeu pela publicação!
    Xiko

    ResponderExcluir
  3. Eu acho esta ideia do Charles Chaplin muito boa! Pena que nao da mais! Mais injusto que a maneira como a vida termina é ela terminar, seja de qualquer forma! Nisso consiste a imperfeição, que eu nem sei se é divina, pois, "no principio era o paraiso" e todos viveriam para sempre... é isso mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Gilson, meu rei, viver eternamente é viver na memória de quem lhe quer bem, porisso me trate com amor e carinho. Rafael, adorei sua postagem e peguei o gancho para a minha. Você já teve a oportunidade de assistir ao programa semanal da TV paga, Pequenas Misses? É um verdadeiro show de horror! Mães obesas e realmente feias, obrigam as filhas a concorrerem com perucas, apliques, maquiagem, horas e horas se preparando para o instante da competição, que acaba frustando quem não é coroada. No melhor estilo: coisas que eu quis ser e não fui...

    ResponderExcluir