terça-feira, 13 de dezembro de 2011

MANJEDOURA

Avenida Paulista, Ibirapuera e muitos outros locais da cidade de São Paulo estão repletos de luzes e presentes. Tudo faz lembrar que é Natal. Papai Noel está em toda parte!
É pensando um pouco nisso tudo que começo a escrever esse texto, fazendo memória dos natais que vivi, especialmente na infância. Tudo era muito diferente. Papai Noel não levou presente. Tinha pouca luz.
O legal daqueles momentos era que nos reuníamos para rezar a novena de Natal, o que chamávamos de Natal em Família. Todos os momentos que antecediam a chegada do Messias eram relembrados intensivamente pelas famílias participantes. Era levada uma Manjedoura vazia, que simbolizava, exatamente, o que estava por acontecer: O Nascimento do Menino Jesus. E as pessoas iam se engravidando - de emoção, de sentido, de esperança, de vida nova... Recordo de maneira especial de três Hinos que cantávamos intensamente e nos ajudavam a viver esse momento. O primeiro dizia:
“... Natal é vida que nasce!/ Natal é Cristo que vem! Nós somos o seu presépio,/ e a nossa casa é Belém!...” o segundo: “...da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor, da flor nasceu Maria e de Maria o Salvador...” e o último: “...Natal é tempo de rever, da gente amar e renascer, Natal é tempo de pensar em Deus que só nos quer Salvar...”
Após nove dias de oração, da manjedoura vazia passando de casa em casa, dava-se o encerramento com uma Celebração toda especial, em que O Menino Jesus era colocado na Manjedoura. Às vezes, O Menino Jesus era representado por um recém nascido da própria comunidade. A alegria estava completa. As famílias traziam um pratinho de bolo, de salgado, etc., para ser partilhado. E a comunhão acontecia.
É..., pensando bem... Papai Noel levou alguns presentes e havia muita luz !!!!!!!

5 comentários:

  1. Que herança, Laudecir!!!
    Dá prá sentir saudade, né?
    Que Deus salve o oratório...
    Valeu!!!
    Marli Pereira

    ResponderExcluir
  2. Criatura, e Noite Feliz?
    Não se cantava ainda?

    ResponderExcluir
  3. Lau Bela memória vc fez do natal de sua infância. Penso que isto dá um significado maior em morar no interior e não nas grandes metrópoles como hoje. Por outro lado, nós que trazemos esta herança, conseguimos de algum modo resignificar nossa preparação para o natal, graças ao Reinildo e Romário. Muito boa sua lembrança.

    ResponderExcluir
  4. Gilson, talvez o Laudecir não tenha lembrado de noite feliz, pq era um canto da noite do natal e não da novena.

    ResponderExcluir