Avenida Paulista, Ibirapuera e muitos outros locais da cidade de São Paulo estão repletos de luzes e presentes. Tudo faz lembrar que é Natal. Papai Noel está em toda parte!
É pensando um pouco nisso tudo que começo a escrever esse texto, fazendo memória dos natais que vivi, especialmente na infância. Tudo era muito diferente. Papai Noel não levou presente. Tinha pouca luz.
O legal daqueles momentos era que nos reuníamos para rezar a novena de Natal, o que chamávamos de Natal em Família. Todos os momentos que antecediam a chegada do Messias eram relembrados intensivamente pelas famílias participantes. Era levada uma Manjedoura vazia, que simbolizava, exatamente, o que estava por acontecer: O Nascimento do Menino Jesus. E as pessoas iam se engravidando - de emoção, de sentido, de esperança, de vida nova... Recordo de maneira especial de três Hinos que cantávamos intensamente e nos ajudavam a viver esse momento. O primeiro dizia:
“... Natal é vida que nasce!/ Natal é Cristo que vem! Nós somos o seu presépio,/ e a nossa casa é Belém!...” o segundo: “...da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor, da flor nasceu Maria e de Maria o Salvador...” e o último: “...Natal é tempo de rever, da gente amar e renascer, Natal é tempo de pensar em Deus que só nos quer Salvar...”
Após nove dias de oração, da manjedoura vazia passando de casa em casa, dava-se o encerramento com uma Celebração toda especial, em que O Menino Jesus era colocado na Manjedoura. Às vezes, O Menino Jesus era representado por um recém nascido da própria comunidade. A alegria estava completa. As famílias traziam um pratinho de bolo, de salgado, etc., para ser partilhado. E a comunhão acontecia.
É..., pensando bem... Papai Noel levou alguns presentes e havia muita luz !!!!!!!
Que herança, Laudecir!!!
ResponderExcluirDá prá sentir saudade, né?
Que Deus salve o oratório...
Valeu!!!
Marli Pereira
Criatura, e Noite Feliz?
ResponderExcluirNão se cantava ainda?
Bonito Lau!!!
ResponderExcluirValeu!
Xiko
Lau Bela memória vc fez do natal de sua infância. Penso que isto dá um significado maior em morar no interior e não nas grandes metrópoles como hoje. Por outro lado, nós que trazemos esta herança, conseguimos de algum modo resignificar nossa preparação para o natal, graças ao Reinildo e Romário. Muito boa sua lembrança.
ResponderExcluirGilson, talvez o Laudecir não tenha lembrado de noite feliz, pq era um canto da noite do natal e não da novena.
ResponderExcluir