quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O AMIGO É COMO UMA CASA DE DIAMANTE

O espírito natalino nos envolve com tanta intensidade que parece que todas as coisas são belas, todas as pessoas estão e são mais lindas. É um tempo em que buscamos estar mais com aqueles que gostamos. Agendamos confraternizações das mais variadas; com os amigos, com os colegas de trabalho, com aqueles amigos que não víamos a tanto tempo, enfim estamos sempre procurando estar, estar com os outros.
Sexta feira última estive com os amigos de uma unidade que trabalhei em 2008, 2009 e 2010, uma equipe de trabalho que deixou saudades e todo o tempo ficamos dando um jeito de nos ver, nos encontrar, trocarmos novidades. É muito prazeroso.
Podia classificar este tempo de natal como o tempo da prática da amizade, em que nos precisamos mais uns dos outros para declarar o quanto nos sentimos amigos.

"O amigo é como uma casa de diamante: por dentro brilha uma luz resplandescente de grande beleza. Mas não se penetra aí sem quebrar a parede exterior: tarefa difícil também para quem a quebra, porque nisto ele também fere-se a si mesmo. Mas uma vez destruída a primeira parede, a luz interior de um vermelho vivo brilha com nova intensidade.
Ele destruirá, pois, progressivamente, várias paredes, ferindo-se de modo sempre mais profundo. Entretanto, não age como alguém que por imprudência quebra um belo vaso e depois se afasta sem maiores preocupações.
Suas feridas tornam-se cada vez mais profundas, até o momento em que se encontra diante da última parede: já percebe, através dela, a própria luz, parecendo-lhe que, se a quebrar, a própria luz se apagará.
Entretanto, precisa também destruir essa última parede: só a esse preço é que achará a intimidade mais profunda do amigo, a Trindade divina.
Meu amigo é como a amável aurora do eterno amor de Deus.
Nisso consistirá toda a felicidade do céu." (BROECKHOVEN, 1959, Diário da Amizade)

Este livro fazia parte de minha coleção de meditações, quando estava noviça, acho que foi ai que comecei a dar valor às verdadeiras amizades. Uma das razões do meu existir.

2 comentários:

  1. Por qual razao nao mantemos este espirito durante todo ano?
    E seria mesmo interessante manter?

    ResponderExcluir
  2. Eis a questão, mas que é gostoso é.

    ResponderExcluir