quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

JOELSON

BRASIL X ARGENTINA
PAZ X CONFLITOS


Queridos (as) Leitores (as)!

Na semana passada escrevi sobre a relação da Penélope, um homossexual argentino, com a população Peruana na capital Buenos Aires. Uma relação marcada pelo preconceito e desprezo por uma raça. Hoje eu quero falar de um jovem brasileiro, natural de Manaus que, segundo o mesmo, abdicou de sua vida empresarial, movido por uma grande paixão por uma mulher, também brasileira, e agora trabalha num café, situado numa das mais belas paisagens de Buenos Aires, de propriedade de um Paulistano.

Figura muito simpática! Praticamente abandonou seu posto profissional para ficar aos papos comigo e com o meu amigo Naldo. Como se não bastasse, chamou outro colega de trabalho para nos falar de uma máquina fotográfica que comprara. Este também ficou a conversar. Até que o gerente os chamou para a labuta.

Joelson é muito expressivo, consegue cativar os visitantes com sua fala rápida, precisa, sorridente. Acima de tudo é sincero. Daquelas sinceridades que beiram a inconveniência. Pois é, faça uma boa reflexão e opção ao pensar na sua autenticidade absoluta!!

Joelson e seu amigo não gostam da Argentina. Ele dissera com aguçado desprezo que os argentinos são os mais mal educados do mundo. Achei um tanto exagerado, aliás, eu me defrontei, permanentemente, com a reflexão de que as generalizações são pecados mortais!! Vivi diferentes situações na terra de Evita Peron, Maradona e Carlos Gardel, destas, guardo a cortesia, o cuidado em nos orientar geograficamente bem, alias, vale mencionar um vendedor (e antes que falem que é por que querem vender, digo que nem todos os vendedores tiveram o tratamento que este dispensou) preocupado de não esquecermos o nome de um instrumento musical, fez questão de escrever num papel. Achei doce o gesto, como o foi também o gesto daquele senhor que perguntou minha nacionalidade, disse que ama o Brasil, Cabo Frio é o mais belo lugar que já conheceu e me desejou boa estadia na Argentina.

Volto ao Brasil com inúmeras imagens inesquecíveis (e que devem ficar tatuadas na memória, até por que não tirei nenhuma foto, pela falta de uma boa máquina, pois a minha quebrou!!!!). Imagem das belas paisagens na Européia Recoleta, a colorida Caminito, a feirante San Telmo, a religiosa Lujan, a ilha de Tigre, a encantadora Puerto Madero ... A beleza das pessoas, a diferença comportamental dos hospedes no Hostel, o café da manha com medias lunas dulces (Meia luas doces) e cafecito, o almoço nos Coreanos, A rua Corrientes com seus teatros e cinemas, rapaz alegre de Caminito, a guia religiosa de Lujan, a apaixonada Penélope... o brincalhão Joelson...

Agente aprende quando sai do nosso cantinho não é?  

No meio de tantos sentimentos de repulsa e conceitos definidos sobre um povo, acho importante dizer que, de vez em quando esquecemos de nossa condição de humanidade, isto que nos assemelha e que, ao mesmo tempo, nos diferencia.

Até breve Buenos Aires pois o Brasil, de ares nem sempre bons, é uma paixão antiga!!!!

Gilson Reis
19.01.2012

8 comentários:

  1. Desculpe Gilson, mas experiência é experiência, cada um faz a sua. Também adorei muitos desses caminhos citados, no entanto, tenho que concordar com a colega brasileiro.... a educação dos portenhos não é uma das melhores... Mas a cidade é um encanto.....

    ResponderExcluir
  2. Pois é Gilson...concordo.E como a gente aprende.
    Guardo lindas recordações da Argentina, e graças a Deus uma delas foi o carinho dispensado por eles para conosco,quando fomos de ônibus a um passeio pela cidade, um senhor percebendo que éramos brasileiras com muitos sorrisos nos disse do carinho que tem por nosso pais, e começou a cantar clássicas musicas brasileiras, como que nos dizendo, quantas riquezas neste querido Brasil...Bjs....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Viviane.
      Antes de mais nada expresso minha felicidade com sua visita ao Blog. Espero que as faca com mais frequencia.
      H[a muito mais lembrancas a serem expressas, alem da cortesia, mas esta me chamou atençao. Fica a sensacao de que voltarei naquela terra.
      Cheiro

      Excluir
  3. De fato Gilson... as generalizações problemas, quase sempre precipitadas...! Quando a gente diz: os Argentinos isso... Os Brasileiros aquilo, ... Os... os... os... estamos generalizando e reduzindo demais um povo, uma cultura, etc., sobretudo, quando a experiência feita é tão curta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lau.
      Generalizacoes sao tentaçoes que nos cercam permanentemente. Elas sao tao perigosas quanto as relativizaçoes, como se cada um tivesse a sua verdade. E nem sempre é assim.
      Cheiro

      Excluir
  4. Generalizações são sentimentos de vivenciar uma doce ou amarga situação.
    Generalizações quandos ditas para diminuir se conflitua com a própria dinâmica do existir.
    Cada pessoa guarda na memória o que a vida lhe proporcionou de bom ou ruim, mas isso nao significa o fim.
    Bueno Aires foi pra mim uma delicia por conta dos meus amigos Venezuelanos e dois amigos agentinos. As ruas, as construçoes, as histórias, tem um sabor de café quente e xeiro de menta fresca por conta destas pessoas.
    Não aprecio o povo de lá, mas também não os renego.
    Com certeza ao voltar lá, terei outros sentimentos, agradáveis ou não.
    Mas o que importa é olhar para a vida e os lugares com abertura para entender a dicotomia do ser e existir.
    Besitos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosa!!!
    Adorei seu comentario. Que bom te encontrar no Blog. Queria tomar outros chás contigo por aqui.
    Tudo fica melhor por conta das pessoas e eu sou daquelas que gosto de viajar com alguem, sozinho eu resisto, em especia para outro pais.
    Cheiro de doce de leite, ouro sabor delicioso de Buenos Aires

    ResponderExcluir