quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O PRESENTE QUE VEIO PELA JANELA

Sábado fui presenteada pela natureza, depois de ter passado o dia todo faxinando minha casa.

A natureza me ofereceu e pude ver de minha janela e contemplar com emoção a beleza que ela apresentava.

Desde criança gostava de ficar sentada na calçada de minha casa, que tinha como fundo um vasto campo. Ficava olhando para o arco-iris até que ele desaparecesse de minhas vistas. Ficava lá olhando, olhando, olhando...

Neste sábado fiz a mesma coisa. Não só olhei porque agora a tecnologia me favoreceu pude guardar as imagens que vi.
Lindo, poderoso, majestoso e graciosamente ele apareceu depois da chuva.

Chamei minha amiga Conceição que me fazia companhia para vê-lo comigo. Ficamos a olhar maravilhadas! Apresento para vocês não na mesma beleza, pois não tenho uma câmera capaz de descrever o quão belo ele era, mas cada um poderá aguçar a imaginação para sentir e ver como eu vi aquela maravilha.

"Um arco-íris aparece quando a luz branca do sol é interceptada por uma gota d'água da atmosfera. Parte da luz é refratada para dentro da gota, refletida no seu interior e novamente refratada para fora da gota. A luz branca é uma mistura de várias cores. Quando a luz atravessa uma superfície líquida - no caso, a gota da chuva - ou sólida (transparente), a refração faz aparecer o espectro de cores: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.
"Quando a luz do sol atravessa um trecho de chuva, ela é refletida e refratada no interior das gotas e devolvida em várias cores ao ambiente", segundo o Departamento de Física da USP. Mas o arco-íris não existe realmente. Ele é uma ilusão de óptica cuja posição aparente depende da posição do observador. Todas as gotas de chuva refratam e refletem a luz do sol da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega ao olho do observador." Tudo isso é escandalosamente maravilhoso. Pensem, não passa de uma ilusão de óptica! Como pode, vejam a imagem...
Sou tão agradecida por tudo isso. Como é bom ter sensibilidade para saber apreciar o belo. Para mim a natureza é mistério, por mais que tudo seja explicado pela ciência como o texto exposto eu continuo a pensar que tudo é mistério. Tudo é lindo.

Mais lindo ainda quando meu filho Filipe chegou do cinema com meus sobrinhos dizendo que também puderam ver. Disseram que só não foram até o pé do arco-iris para pegar o pote de ouro porque já estava anoitecendo e não daria tempo de voltarem antes da noite. Gostei de ouvir isso, sinal que ainda há fantasia e sonhos nos jovens de hoje.

5 comentários:

  1. Que belo instante este! Tambem me levou ä infancia quando eu imaginava que o ceu ficaria pra sempre colorido! Depois ficava indignado por que as cores só anunciavam a chuva... que me impedia de brincar.
    Cheiro Lau!

    ResponderExcluir
  2. Lindo, Luiza. Também gostei da fala do Felipe. Também lembro de lindas imagens de arco-íris quando eu morava no interior. Ele também é símbolo de um Orixá (oxumaré), que por assim dizer o patrono dos gays. O arco-íris é também o símbolo gay.

    ResponderExcluir
  3. "Oxumarê é o Arco Íris, sinal de bons tempos, de bonança. É o Orixá da riqueza, do dinheiro, chamando carinhosamente de “ o banqueiro dos Orixás”. É a cobra sagrada Dan. Orixá da prosperidade, da fartura, do lucro." Pena que eu não vi! Que triste!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Luiza, o que pode uma gota d'água... Oxalá Oxumaré nos traga bonança, riqueza e dinheiro, pois o arco íris já anunciou que vem aí bons tempos.
    Valeu Luiza!!!
    Marli Pereira

    ResponderExcluir
  5. Luiza isso que é foto hem.... que instante maravilho sem falar da mensagem que ele nos passa. Adorei! Arco-iris são como girassois

    ResponderExcluir