segunda-feira, 25 de junho de 2012

Apresentação


Antes de me apresentar, quero informar a todas e todos que é um imenso prazer poder participar deste blog com publicações. Me senti muito orgulhosa com o convite. Espero que meus escritos agradem a vocês. Reinildo é uma responsabilidade muito grande continuar um trabalho iniciado por você. Por isso mesmo, quero que saibas que nesta sua nova fase de vida, neste novo caminho, quando quiseres sentar para escrever aos amigos e amigas, esta página estará à sua disposição. Beijo grande para você. Bom, quanto a mim, sou Conceição nascida em Recife, mas que como muitos nordestinos, migrei para São Paulo, onde moro desde 1985. Hoje me identifico como recifense de nascimento, olindense de coração (porque cresci em Olinda, PE) e paulistana por opção, pois aprendi a amar esta cidade como se tivesse nascido nela. Por este motivo ela é tema central em minhas pesquisas. Não importa de onde você vem, ela ti receberá. São Paulo recebe a todos e todas como uma grande mãe amorosa, mas que, na maioria das vezes nem é percebida por aqueles que ela recebeu e abraçou como se tivesse saído de suas entranhas. No mês de janeiro nossa poesia vai para ela – São Paulo, a senhora do destino de quem acreditou que ela é muito mais que concreto e fumaça... pois ela também é poesia, cachaça, vinho, cerveja, música e tudo o que você trouxe em sua bagagem. Frequento os encontros do Sarau desde 2002, quando o grupo começou. O que é sempre um momento mágico. Digo àqueles a quem convido para participar, que nossos encontros são como oásis no meio do deserto. Mensalmente, paramos tudo para vivermos algumas horas com a poesia, pela poesia, cheias, repletos, plenos de poesia; é assim que eu descrevo nossos sarais. Neles nem parece que estamos em São Paulo, a cidade que não para. Mas nós paramos... por causa da poesia. Por hoje é só. Estarei aqui à disposição para compartilhar com vocês assuntos do dia a dia que merecerem um olhar mais atento e também para alguns mais específicos, que fazem parte do meu trabalho como pesquisadora que é a presença do negro na cidade de São Paulo e na Igreja Católica. Para começar, espero que todos tenham lembrado da festa de São João, prestando as devidas homenagens a um dos santos mais populares do nordeste brasileiro. Viva São João! A toda população nordestina espalhada pelo Brasil e por este mundo de meu Deus, nossa saudação pelos festejos deste santo. Grande abraço a vocês e até mais.










3 comentários:

  1. QUE ALEGRIA TÊ-LA CONOSCO.
    QUE DELICIA COMEÇAR A LER MAIS PRODUÇÕES TUAS!
    TUDO ISSO NOS APROXIMA AINDA MAIS.

    SEJA BEM VINDA!
    QUALQUER DIFICULDADE DE POSTAR PODE COMPARTILHAR COM O COLETIVO.
    CHEIRO DE AFETO

    ResponderExcluir
  2. Conceição, querida.
    Você sabe que é muito bem-vinda. Gosto da sua energia,de sua alegria, enfim, de seu Axé.
    Sempre tive curiosidade de conhecer um pouco mais de sua produção como pesquisadora dos assuntos ligados aos negros pois este é um tema que muito me atrai. Acredito na sua seriedade, no entusiasmo com que fala dos temas pertinentes aos negros, na sua inteligência e perspicácia de mulher negra e nordestina. Estou feliz por você estar neste espaço do blog com a gente.

    ResponderExcluir
  3. Conceição, a que não é a da canção,
    mas que mora em nosso coração,
    De Recife ou de Olinda,
    chegou muito linda
    e do coletivo um coletivo
    bem vinda, bem vinda, bem vinda.
    Marli Pereira

    ResponderExcluir