segunda-feira, 6 de agosto de 2012

86ª Festa de Nossa Senhora Achiropita
Hoje falarei da 86ª Festa de Nossa Senhora Achiropita, aberta no dia 04 de agosto e se estenderá até o dia 02 de setembro, na Rua 13 de Maio, no bairro do Bixiga. O leitor poderia perguntar: o que tem a ver os negros com esta festa italiana? Tudo, visto que o Bixiga é um bairro negro na sua origem. A população negra vai se fixar nas baixadas do Saracura, - onde hoje a Av. 9 de Julho e a sede da escola de samba Vai Vai - local que servia como abrigo para escravos fugidos, vindo das mais diversas regiões de São Paulo, mostrando a presença negra aqui, ainda no século XIX. Os italianos vieram depois e quando esta região se tornou oficialmente um bairro, já havia a presença maciça desta população, que vai influenciar a cultura deste lugar, pois trouxeram para São Paulo, dentre outros elementos culturais, a devoção a Nossa Senhora Achiropita, cujo dia é celebrado em 15 de agosto. Em torno desta devoção é feita uma festa, que hoje está na sua 86ª edição e é a mais tradicional festa italiana do Brasil, evento que faz parte do calendário turístico da cidade. O evento é realizado por mais de 1000 voluntários que produzem pratos típicos italianos consumidos durante os finais de semana de agosto. A festividade é uma homenagem da comunidade italiana à padroeira do bairro, Nossa Senhora Achiropita, termo calabrês que significa “imagem não pintada pela mão do homem” e que começou com a chegada das primeiras levas italianas, grande parte da região da Calábria e que se instalaram no bairro, no início do século passado. A devoção dos imigrantes contagiou a comunidade e virou símbolo de religiosidade, fé e esperança, que atrai milhares de pessoas de todas as regiões da capital e do país, para homenagear a santa padroeira e saborear as comidas típicas, preparadas pelas “mamas”, que tornam o ambiente ainda mais festivo. Vale frisar que em todo o mundo só existem duas igrejas dedicadas a Nossa Senhora Achiropita, a nossa no Bixiga (Bela Vista), São Paulo e a outra na Régio Calábria, sul da Itália. Para saber mais entre no site www.achiropita.org.br.

3 comentários:

  1. EM BREVE PASSAREI POR LÁ PARA COMER MACARRAO E PAO COM CALABRESA!!
    CHEIRO DE MOLHO DE TOMATE ESPECIAL

    ResponderExcluir
  2. Conceição, seu texto sugere uma curiosidade: a de saber como se deu, exatamente, essa passagem de um bairro com uma população negra para um bairro de italianos??? Ou um bairro de negros e italianos vez que ainda se percebe um presença significativa de negros na Bela Vista (lógico que não como proprietários dos estabelecimentos comerciais), talvez a representação maior dos negros seja a Vai-Vai????

    ResponderExcluir
  3. Ah Conceição! e tem uma expressao chamada "calabresa", é isso mesmo? Acho interessante ocê publicar algo sobre esta linguagem.
    Cheiro de calabresa

    ResponderExcluir