terça-feira, 7 de agosto de 2012


AMANTES

Palavra. A cantora Maria Bethania falava sobre a importância da palavra. Desde criança ouvia sua mãe cantar de maneira divina. E a palavra foi entrando em sua vida dessa forma. Seu pai era dono de uma voz encantadora e tinha o hábito de recitar poemas, decorados, pelos corredores da casa. O lar era repleto de livros. Espaço de encontro de artistas, poetas, músicos... Foi assim, dizia Bethania, que ela aprendeu a dar tanto valor à palavra. Quando ouve alguém dizer em buscar um texto na internet sente pena! Ela gosta de estar com o livro, tocar, sentir! Adora pegar um livro que leu há muitos anos, cantar a mesma música de vinte ou trinta anos atrás... e sentir naquele mesmo texto,  música, as mesmas emoções, ou emoções diferentes, descobrir coisas novas que haviam passadas desapercebidas...
Acho que foi essa sensação que tive ao deparar com um livrinho (no melhor sentido da palavra), de Clarice Lispector, “A Hora da Estrela”. Comecei a folhear de maneira descomprometida, ler algumas linhas, e quando me vi estava envolvido como se tivesse necessidade de continuar a leitura. Por puro prazer. Entendi o que Bethania falava.
É impressionante a forma em que a “Nordestina”, personagem central do livro, vai sendo apresentada. Ela é um não ser! Só para recordar:

“...quero neste instante falar da nordestina. É o seguinte: ela como uma cadela vadia era teleguiada exclusivamente por si mesma...”

Depois diz que a “moça, vive num limbo impessoal, sem alcançar o pior nem o melhor. Ela somente vive, inspirando e expirando, inspirando e expirando.”

E ainda que “ela era incompetente. Incompetente para a vida. Faltava-lhe o jeito de se ajeitar.”
Bethania e Clarice Lispector têm uma coisa em comum. Ambas são amantes da Palavra.  Lidam com o verbo de forma genuína. É uma riqueza que caso algum desavisado ainda não tenha desfrutado, sugiro “A Hora da e Estrela” como primeira experiência e que vejam e ouçam “Oração ao Tempo”. Tirem suas próprias conclusões.




4 comentários:

  1. MACABEIA! Vale a pena expressar esta palavra, uma vez que ela, pra quem ja leu, remete imediatamente à historia do a "A hora da Estrela" que eu amei ler e assistir ao filme.
    Cheiro de máquina de escrever

    ResponderExcluir
  2. adoro pronunciar MACABEIA!!
    Tambem adoro TAPIOCA! CATAPORA! POMBAGIRA! ...

    É isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho lido cada descrição dessa personagem que dou risada sozinho, olhando para o livro

      Excluir