sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sarau Caipira

Depois de receber uma injeção de ânimo de meu amigo Laudecir, saí de meu casulo invernal para respirar o ar primaveril dos acontecimentos poéticos.
Fui dar com meus costados na Avenida Mutinga, 1425, Biblioteca Brito Broca, para prestigiar o Grupo Ô de Casa, que apresentou um sarau de poemas e canções.
Presentes no local, não a rádio, nem a televisão, nem jornais.
Muitos alunos de escolas municipais, ensino fundamental, criançada regada a muita internet, celulares, e similares. Porém, diferentemente do que se pode imaginar, por não ter conhecimento do contexto apresentado, ficaram atentas e participativas ao evento.
Com os cantores Marcos Silva e Tania Clemente e os poetas Eli Clemente, Rosana Damas e Zoraide Liger, tendo no violão e na direção musical o Edson Tobinaga, passamos, as crianças, as professoras, os funcionários da Biblioteca e eu, uma tarde agradabilíssima.
Como homenagem ao Grupo, transcrevo o poema de Cornélio Pires:

Ideal do Caboclo

Ai, seu moço, eu só quiria
prá minha felicidade,
um bão fandango por dia,
e uma paia de qualidade.

Pórva, espingarda e cutia,
um facão fala-verdade,
e u'a viola de harmonia
prá chorá minha sódade.

Um rancho na bêra d'água,
vára-de-anzó, pôca mágua,
pinga bôa e bão café...

Fumo forte de sobejo...
prá compretá meu desejo,
cavalo bão - e muié...


Finalizo minha postagem com uma saudação às tradições culturais, que realça a necessidade de nos encararmos como dotados de identidade e capacidade de expressar nossa maneira de ser.

Ô trem bão, sô!!!

Um comentário:


  1. Marli, que lindo!!! Eu também estou organizando um sarau na escola que leciono, previsto para dia 20/09, danças, poesia, etc.... vamos ver no que dá. Os alunos não estão acostumados com essa prática.

    ResponderExcluir