quinta-feira, 21 de julho de 2011

AOS MEUS AMIGOS...

Muito Prazer Adélia Prado

Viver talvez não seja esta simplicidade despojada de teus poemas, mas nada mais justifica tanto, tal sentimento, que esta própria vida.

Eu quero esta simplicidade correndo minhas veias encarnadas pra que o calor do sangue seja mais suave.
Quando, em um poema inspirado pelas almas boas, dissestes: “A coisa mais fina do mundo é o sentimento...” a poesia parecia não ter mais nada a dizer...mas almas boas estão por ai... vagando... e recitando versos sublimes para ninar as dores de quem ama. Sim!!
A coisa mais fina do mundo é o sentimento.

Esta decretado!
Este verso está tombado!!
E mesmo que se faça uso da liberdade, pedra preciosa, para se dizer que não o é, quero, que esta sede do não e esta vontade de rebeldia, também seja...sentimento
Permita-me, Adélia, com a humildade de quem ousa escrever versos, ainda sob o sopro manso do vento, dizer que no colo dos sentimentos mais finos que uma alma pode sentir, elejo o AFETO como a mais bela e delicada tradução do mesmo. É pelo Afeto que se eterniza as relações, pois no ventre de cada gesto afetuoso gera-se eternidade e ressurreição!!.

Quando Oswaldo Montenegro pede para que façamos uma lista dos grandes amigos, quem mais nós víamos há dez anos atrás, quantos ainda vemos todo dia e quantos ainda não encontramos mais...despedem-se lágrimas que de tão belas sabem-se tristes e agradecidas. 

Não há lágrima que se despeça deste interior que não seja um pau – de - arara de sentimentos, mas também, e muito delicadamente, que não expresse uma avalanche mágica de sonhos!!

E quando o mesmo poeta nos pede pra fazer uma lista dos sonhos que tinha e quantos nós desistimos de sonhar... constato, com a clareza de uma janela campestre exposta ao sol, que o sentimento é esta distância pertinho e esta proximidade distante composta de pedaços que nunca se foram por que são parte de um mosaico que se fincou como tatuagem nas almas boas dos ventres juvenis...

Sempre tão férteis!!
Tão engravidados de sonhos!!

Minha reverência, simples, fina, delicada, aos amigos!! às lágrimas alforriadas buscando colo na quentura do outro, escaldando a lágrima deste outro que chora!!

Minha reverência aos sorrisos LIVRES lançando-nos à terra empoeirada ou encharcada das gotas de chuva que tão gentilmente banham seus transeuntes que se deleitam por entre as ruas...sempre com uma melodia harmônica ou desarmônica ao toque da gota ao chão!
Minha reverência aos cantos livres! Religiosos! Pastorais! MPBistas! Infantis! Improvisados...sou capaz de ouvi-los nesta madrugada em que escrevo...nesta manhã em que leio...nesta tarde em que me deleito...nesta noite em que, olhando a rua vazia...vejo desfilar almas livres, planejando a textura e a cor da página seguinte de seus sonhos.   

Muito prazer Adélia Prado!
Obrigado!.
Agora vou descamar o peixe que minha vida trouxe de sua pesca noturna, pois a madrugada que chega sinaliza e antecede mais um dia que vem...  



Gilson Reis

19 comentários:

  1. Caro amigo Gilson, ler e reler seus textos é sempre um colírio para os olhos. Agora então com estas fotos, cada palavra salta para fora e a lembrança vageia...

    abraço poético a todos(as)

    ResponderExcluir
  2. Caro Zé! Caro Zinho!
    Bom ter você por perto!
    Cheiro de um bom café na sua companhia!

    ResponderExcluir
  3. Amado e afetuoso Gilson
    Suas palavras entremeadas com as de Adélia Prado, Osvaldo Montenegro são um respirar mais profundo enchendo os pulmões da vida para este novo dia.
    Obrigada por você deixar a inspiração fluir para termos coisas tão belas pra ler.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Querida Luiza...
    Haveria a expressão da beleza se nao existisse alguem como você que a sentisse de maneira tao sublime?
    Cheiro de afeto

    ResponderExcluir
  5. Nada melhor que no dia que sucede o dia do amigo, a gente possa saborear este poema em forma de prosa, que afortunadamente já tive o prazer de descamar, ops, de declamar. Agradeço amigo, o momento de te aguardar que antecedeu ao instante de te fazer AMIGO!!!

    Marli Pereira

    ResponderExcluir
  6. Marli, na sua descamaç... ops, declamação! kk vejo a mais perfeira interpretação do sentimento que expressei neste poema prosa.
    Cheiro de afeto

    ResponderExcluir
  7. Gilson
    Meu irmão, amigo.
    É muito bom ter o prazer de ler você! As suas palavras revelam o artista , o amigo, o companheiro, o humano... o Gilson.

    Ceça Reis

    ResponderExcluir
  8. Cecindia!
    Este poema prosa é um dos meus mimos...
    Daqueles instantes criativos que todo ser humano deve ter antes de completar 150 anos de vida kkkk

    ResponderExcluir
  9. Gilson,
    Arrasou na postagem... Acho que já é blogueiro profissional kkkkk Adorei as fotos, eu estou lindíssimo (como sempre é claro, chega a ser redundante) kkkkk. Foi legal demais rever todos esses momentos e saber que eu estive presente em quase todos eles. O texto também é lindo, já conhecia, pude ver a Marli "descamar" ou
    declamar....

    ResponderExcluir
  10. Pois é Lau, tenho que admitir que você fica "lindissimo"... de cabelo grande. KKK.
    Apesar da nossa memória afetiva ser essencial e indispesável, as imagens fotográficas nao podem deixar de fazer parte da nossa história. Ontem revi minha imagem aos 17 anos... quanta memória afetiva foi acendida!!

    ResponderExcluir
  11. Lindo...é muito bom poder ler você,ainda tenho algumas cartas com escritos maravilhosos,e voltando a ler seus escritos sinto o quanto faz bem p/alma. Você é ótimo. beijos. Rose

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelo sensibilidade de amigo!
    Valeu!
    Chiquin

    ResponderExcluir
  13. Oi Rose querida
    Bom te ver passeando pelo Blog... imagino um café para compartilhar esta poesia contigo.
    Cheiro de Afeto

    ResponderExcluir
  14. Ai Gilson,que alegria compartilhar contigo e com nossos amigos tão precioso sentimento- o da amizade!..Meus lacrimejaram de saudades e me pus a vagueiar no tempo, mas logo logo tive que acordar e descamar o peixe, sabe como é, né?

    ResponderExcluir
  15. Nobre Naldo!
    Tao despojado! Ainda me entristece sua distancia.. mas me alegro ao saber que rondas o sarau como uma energia que ficou impregnada. Estou aguardando o lançamento da sua nova linha de perfumes à base de peixe.
    Cheiro de tainha

    ResponderExcluir
  16. Lindas fotos, lindas lembranças, lindas pessoas, aproveito o gancho da amizade... com Vinicius e Oscar Wilde.

    ResponderExcluir
  17. que linda homenagem e que lindas fotos!
    Fiquei emocionado Gilson! <3

    ResponderExcluir
  18. Foi um intenso prazer esta postagem... definitivamente o AFETO é sublime!

    ResponderExcluir