terça-feira, 19 de julho de 2011

Símbolos Sagrados

Andando pelas ruas da cidade de Assuncion/Paraguai um aspecto curioso, entre outros é claro, pode ser observado. São os pés de laranjeiras, carregados de seus frutos, nas calçadas das ruas.

Meu amigo, Celso, natural do País, iniciou uma aula de História, em grande estilo, a partir das laranjeiras, que iam sendo fotografadas, conforme caminhávamos.

Contou-me que há muitos anos, no período colonial do País, a região de Assuncion era repleta de laranjeiras, no entanto, à medida que o processo de urbanização foi se ampliando, as laranjeiras cederam lugar para as construções: casas, edifícios, asfaltos, calçadas… sendo conservados apenas alguns pés de laranjas, como testemunhas dos tempos de outrora. Assim sendo, as laranjeiras das calçadas de Assuncion são símbolos sagrados que falam dos antepassados… ancestralidade… Daí que as laranjeiras estão nas calçadas, assim: os moradores passam por elas, olham, mas não as tocam…

5 comentários:

  1. Lau, imagine um pé de laranja como esse, carregadinho de fruta madura, pelas calçadas de nossa terrinha. Daí que tiveram que inventar que manga com leite mata, e que, laranja madura na beira da estrada, tá bichada ou tem marimbondo no pé...

    Marli Pereira

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKKK
    Que delicia Marli!!!
    Lau, as laranjas enchem os olhos e fazem salivar os lábios...

    ResponderExcluir
  3. Legal Lau!
    É verdade Gilson!
    No pé, então, difícil de resistir hein...
    Lembrei que, numa dessas, comi maçãs contaminadas pelo acidente nuclear de "Chernobyl" na Alemanhã...
    Mas não morri!!Pelo menos ainda..
    Valeu!
    Chiquin

    ResponderExcluir
  4. Que gente viajada, Assuncion, Alemanha, ainda bem que Marli lembrou de canções bem brasileiras. Estas laranjeiras me transportaram para um tempo de minha vida que era noviça e subia na laranjeira para chupar laranjas vermelhas. "Tempo bom que não volta mais, saudade não me deixa em paz."
    Ótimo Lau, ter nos contado um pouco de sua viagem.
    Volte logo...

    ResponderExcluir
  5. Lau,

    que lindas as laranjas e a história!
    Adorei essa postagem internacional!

    ResponderExcluir