quinta-feira, 7 de julho de 2011

GRATIDAO AFETUOSA DE UM BEBÊ...

Alguns amigos acompanharam através de meus torpedos, o dilema da gestação de meu sobrinho Ilewá, filho do Vilde e da Ceça. Ele nasceu, apesar das tormentas, e este Rei Mago foi visitá-lo em Camaragibe – Recife, ocasião em que “cerimoniei” o sarau em sua homenagem. Foi belo! Minha mensagem de hoje, é uma carta “escrita” pelo Ilewá aos seus pais.

                                                    Eu, mamãe e Ilewá


Querida Mamãe!
Querido Papai!

“Primeiro do que tudo”... ainda sou bem pequenininho pra entender da beleza dos gestos. Por enquanto meu tio Gilson, como que psicografa o que este ser frágil, seu filho, está louco pra expressar. Sinto que, em breve, vou descobrir dos valores e das “maiomotas” dessa gente toda, por enquanto eu vou sentindo pelo cheiro, ou pelo olhar pequeno, ou pela quenturinha do corpo, que as pessoas, cada uma, tem a sua própria maneira de ser, ver e sentir.

E, portanto, cá estou eu papai, mamãe, pra dizer que com meus ouvidos miudinhos já ouvi alguém falar da grandeza do ato afetuoso que tiveram por mim quando eu apenas escutava no limite do meu pequeno território aquecido. Ouvi dizer dos meus irmãos que não puderam ver e sentir o quanto são belos! Sou um grande privilegiado? O que é ser privilegiado mamãe? O senhor é privilegiado papai?

Ouvi dizer que mamãe descansou muito antes de “descansar”. Hum! Afinal que palavra é descansar? Me intrigava os movimentos mínimos de tantos meses, mas, sem saber do mundo aqui fora, me contentei, no meu cantinho quente, em apenas me sentir aquecido e parado.

Acho mainha, que quando sentia a barriga mexer, nem imaginava que, de tanto descanso, talvez eu já quisesse um pouco de cansaço. O que dizia painho? Ouvi dizer que os painhos sempre dizem que os filhos vão ser um tal de jogador de futebol. O que é isso? Eu vou ser jogador de futebol? O papai é jogador de futebol?

Eu queria saber de que jeito é que uma figurinha miudinha como eu, pode expressar que tudo que fizeram por mim foi a “saudação da primavera”! De que jeito eu me movo pra expressar que, o que fizeram é a beleza na sua forma mais intensa! De que jeitinho uma criaturinha frágil pode expressar que o que fizeram, foi a primavera toda florindo o outono, fertilizada pelas chuvas invernais e os mais belos raios de sol..

Eu quero logo aprender como se ama quem dedicou meses de gestação a alguém que ainda nem sabia como ser recíproco. De uma coisa eu sei, e o tio me falou que isso é orgulho... eu sei, que eu tenho um papai e uma mamãe sensíveis, inteligentes, educados, companheiros, perseverantes, fortes... nem sei o que significa tudo isso, escutei num tal de chá de bebê, quando muitas vozes pareciam querer expressar sentimentos sobre vocês. Acho que é assim o jeito de gente adulto expressar como ama alguém que sabe cuidar.

O que é sarau mamãe? Quem é essa gente toda que vocês me apresentam como um presente? Eu nem sei o que dizer, as vezes sinto gotas se despedirem de meus olhos como daquela moça ali quando fala do amor por vocês, as vezes sinto minha boca se abrir no cantinho e até os olhos brilharem... desculpe, é assim que me sinto diante de todos.

Estou cansado! Acho que é hora de parar. Hum! Sinto que foi assim com a senhora não é mãe? Cansar... descansar ... descansar ... descansar... agora nem dorme direito, ouvi dizer.

Ah! Mamãe! Papai!
Eu queria saber de que jeito é que uma figurinha miudinha como eu, pode expressar que tudo que fizeram por mim foi a “saudação da primavera”! É a beleza na sua forma mais intensa! É a primavera toda florindo o outono, fertilizada pelas chuvas invernais e os mais belos raios de sol.. Eu quero logo aprender como se ama quem dedicou meses de gestação a alguém que ainda nem sabia como ser recíproco.

“Aqui termino só com a nossa vista” ...

Ilewá, por Gilson Reis, seu tio.
02 de Julho de 2011

11 comentários:

  1. Qualquer comentário de minha parte seria supérfluo. Bem vindo Ilewá, Criatura tão pequena e já tão exigente que me faz rezar todos os dias.
    Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo!!!
    Eu sou a privilegiada, pelo filho, pelo marido e pelo irmão tão agraciado de talentos!
    Agradeço a tod@s que estiveram comigo em todo esta gestação de vida, de amigos e da certeza que Deus está sempre conosco!
    Axé para tod@s!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ceça e Vilde pelo lindo filho...
    Acompanhamos o período de gestação através do Gilson.... Já imaginou o que é isso???? rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Agora é brincar de viver, doce menino. Privilegiado é quem nasce com toda a expectativa que cercou sua chegada.Bem vindo, ai que bom que você veio e você chegou tão lindo. Não poetamos em vão. Bem vindo em tantos corações.
    Marli Pereira

    ResponderExcluir
  5. Patricia Moura Reis7 de julho de 2011 às 18:06

    Eu tive a honra de participar deste evento foi meu segundo sarau e acredito que todos que ali estavam se deixaram emocionar com a bela estória de Ilewá.

    ResponderExcluir
  6. Que delicia ter a minha irmã Ceça e minhas cunhadas Rochelle e a Patricia visitando nosso Blog. Como eu gostaria de servi-las com um cafezinho bem pretinho e quentinho!!
    Cheiro e até breve. Temos sempre novidades para vocês
    Gilson Reis

    ResponderExcluir
  7. Pois é Gilson....
    Em Camaragibe, podemos dizer que existe uma filial do Coletivo Cultural Pegando o Gancho. Este gancho vai longe................

    ResponderExcluir
  8. Menina Ceça.
    Esta é uma boa notícia!!!
    Toca em frente!
    Cheiro de horizontes...

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo coletivo pegando o gancho e pela inspiração da carta do Ilewá. Com certeza ele um dia irá concordar com cada palavra inscrita para o pai e a mãe nesta carta. Amo essa familia. Beijão pra tod@s. Fiquem na PAZ!!
    Ceça Santos/Camaragibe-PE

    ResponderExcluir
  10. Mãe linndddaaaa, pai foooffffooooo, tio cheiroosssso, avó meigaaaaaa, bebê pernambucanisíssimoooooooo!Evoé pequeno artista!Marcelo

    ResponderExcluir