quinta-feira, 7 de julho de 2011

Homenagem ao poeta morto




Na manhã do dia 03, o poeta Mário Chamie morreu, de parada cardíaca.




Nada mais natural para um peta que vive do coração, morrer pelo coração.




O escritor nascido em primeiro de abril, tinha a verdade como conduta.




Criativo e ativo, aos 78 anos trabalhava em poemas que reuniria em um livro, ainda sem data de publicação.




Advogado de formação, marido de designer e coreógrafa, pai de cineasta, só poderia ser um homem com crença absoluta na arte, em especial da poesia, sobre quem declarou ser a metaexpressão de todas as artes.




Como professosr da Escola Superior de Propaganda e Marketing(ESPM), Chamie cruzou o meu caminho em 1987, e com carinho, me inspirou o poema sobre São Paulo, que postarei na próxima semana.


Hoje, em meu espaço, publico o poema LIVRO ABERTO, inédito, de meu mestre, com carinho:


Livro aberto


A rua é um livro aberto,


o olho minúsculo de um pássaro é um livro aberto.


A porta fechada de um quarto é um livro deserto.


Tenho escrito palavras de muitos livros refeitos que, surdos e quietos, tecem límpidos e claros os seus herméticos enredos.


Na rua leio o que soletro.


No minúsculo olho de um pássaro não leio o que vejo, embora pássaros e ruas me ensinem o que percebo.


Me ensinam, por exemplo, o desterro aberto e refeito de todo livro reldo, se atrás da porta fechada, refaço o seu silêncio desfeito, releio o meu silêncio perdido.¨


O poeta está morto.


VIVA O POETA!!!

3 comentários:

  1. Eu quero a morte da morte!
    Só quero o fim do que não pode recomeçar

    ResponderExcluir
  2. Que sensibilidade você tem Marli. Boa e linda lembrança para nosso blog você postar sobre o poeta e a poesia embora não dele. Estamos chiques não!?

    ResponderExcluir
  3. Não o conhecia, soube pela cultura, o radialista alfredo alves o homenageou, como você. Salve a memória! A lembrança! Dos que aqui passaram e poetizaram. Mar

    ResponderExcluir