Cultura e Lazer
Há tempos o abandono do patrimônio público e privado salta aos olhos de quem passa pela região do centro da cidade de São Paulo, ou mora em algum dos bairros dessa região. Tem sido noticiado, com muita freqüência, nos diversos veículos de comunicação o problema das drogas, em que pessoas de todas as idades estão envolvidas, sejam como usuárias ou traficantes, e que dia e noite transformam as ruas desses bairros em verdadeira feira livre das drogas. Nosso amigo Chiquinho publicou nesse blog,no dia 21 de agosto, o poema Nóia abordando essa realidade:
...O mundo mergulhado em fumaça. O nariz esbranquiçado de pó. A cabeça sucumbida ao nada. Nada. Fatalidade da alma. Fato consumado de sina sem consolo. Sou só. Zumbi. Zumbido adormecido. Vago para esquerdas e direitas, tenho sono e fujo dele, tenho dor e não me entrego...
Também é verdade que há tempos se ouve dizer de projetos com objetivos de revitalização do centro da cidade. Mas como essa é uma questão que depende, sobretudo, dos Órgãos Públicos, de vontade política, custa acreditar que alguma coisa vai acontecer tão já. Parece que tudo é para um dia... quem sabe... talvez!
Nem tudo tá perdido! No último sábado, 27/08, foi inaugurada mais uma Unidade do Sesc, no bairro Bom Retiro, na Rua Alameda Nothmann, 185. Meu amigo, Chico, e eu, fomos conferir. O espaço conta piscina, teatro, ginásio poliesportivo, salas de ginástica, espaço infantil, oficinas, cafeteria, biblioteca, área de exposições, consultórios odontológicos, sala de informática e outras atrações. O projeto arquitetônico de Leon Diksztejn, levou três anos para ser construído, possui 14 mil metros quadrados.
Tudo estava uma beleza. Dava gosto de ver. Conversávamos, entre outras coisas, sobre a importância desse espaço no sentido de propiciar cultura, lazer e desenvolvimento humano. Fica aqui o convite para que conheçam o espaço que contará no mês de setembro com Tom Zé, Marina Lima, Zélia Duncan, Wilson Simoninha, Rappin Hood, Jair Oliveira, Quinteto em Preto e Branco, etc. Consulte a programação completa no site do SESC, convide os amigos e boa diversão.
É pertinho da sua casa Lau? Parece que sim né? Que beleza! Eu quero conhecer!
ResponderExcluir;-D
"A força da grana que ergue e destrói coisas belas", já dizia Caetano Veloso sobre esta cidade cheia de contradições...
ResponderExcluirEstive por lá. Belo espaço. Uma mistura de bem e de mal estar ao nos depararmos com aquela multidão invisível e inefável naquele entorno, na cracolândia...
Penso... penso... e... NADA!!!!
Chikito
Por falar e cultura nesta regiao, que fim deu o espaço de dança do Ivaldo Bertazo... A cracolandia nao permitiu mais este passo de dança?
ResponderExcluirGilson, Não sei o que deu aquele espaço, mas o grupo de dança dele estava se apresentando no Sesc Bom Retiro no sábado. Mas é bem possível isso que tenha acontecido isso que você imagina ou sugere. Afinal, não é uma realidade fácil de enfrentar...
ResponderExcluirMinha opinião pessoal: Os espaços culturais existentes nesta cidade e também em algumas outras nas quais estive são um tanto quanto assépticos. Limpos demais, ordeiros demais, com muitos seguranças. Uma vez cheguei a pensar: se cultura precisa de tanta segurança, cultura deve ser perigoso! Como motivar a quem vive nas ruas se drogando, frequentar um lugar onde a cultura é tão acessível? Não é de graça? Pelo menos nas inaugurações proliferam espetáculos gratuitos. Olha Lau e Chikito, não sei se tem solução ou não. É que as vezes eu penso no avesso do avesso do avesso, que vem a ser o lado direito. As vezes eu até consigo ver alegria e felicidade nas crianças do chafariz da Praça da Sé. E as vezes, muitas vezes eu pergunto a ele: Foi por esse povinho que você se deixou matar?
ResponderExcluirMarli Pereira
Boa dica Lau.
ResponderExcluirFilipe estreou na inauguração com os pés. Foi lá bater uma bolinha.
Mais uma oportunidade de Lazer e cultura sem dúvida. Obrigada