quinta-feira, 25 de agosto de 2011

DA NOBREZA EM CONVIDAR E BEM SERVIR...


A nobreza de um ato se mede pela disponibilidade em fazê-lo... este valor fala por si mesmo. Quando posso representa-lo por intermédio de uma pessoa, nem sempre é dificil definir a quem... acho que é bem fácil identificar quem, do seu lugar afetuoso, fez de um instante da vida, uma vivência de acolhida gratuita!
Falo de minha amiga Marli.
No sábado passado fiz com ela e alguns amigos do Coletivo Pegando Gancho, o caminho de Pirituba (bairo da zona norte paulistana). Não é Compostela (que nunca senti) mas teve um alcance afetivo-espiritual cativante!
Se fosse enumerar os passos desta nobreza, começaria pelo ato de convidar (Há pessoas que nao convidam ninguem à sua casa...). Depois destacaria a disponibilidade em buscar o grupo de carro (há quem prefira deixa-los dentro de uma gaiola enferrujante...). Da casa do Laudecir saimos no caminho de Pirituba e ao chegar no ninho onde habita esta fada madrinha do sarau, ritualisticamente, brindamos o encontro. Mais um passo! Sublime! Taças, vinhos, olhares abraçados e a delicadesa de acolher!
Bem... fomos convidados para uma carangueijada! Mais de 12 anos sem empreender aquele pequeno esforço de quebrar patas, com martelo ou nos dentes, para desfrutar breves pedaços de sabor! Para alegria de alguns, que o diga o Laudecir, intimo apreciador de carangueijos, e para recusa de outros... aprendizes diante do ato de degustar este estranho morador dos mangues.
Não faltou cerveja (que delicia heim Junior!!), nem mesmo sem alcool, pronta para o deleite da Luiza ausente, fartura de vinhos multicoloridos, eu me joguei! Chiquinho, Adriana e Marcelo tambem. E depois de travessas e travessas de carangueijo, eis que chegou a hora de ... almoçar! Como assim!?
Vou servir o cardápio de meu casamento – Disse a anfitriã.
Que fino! Ou que honra? Expressão de dia especial! Gente especial! Assim me senti neste instante. Êta sentimento bom, né bichim! ?
Final de tarde...
E a pauta do teatro Chiquinho? Já era mais que hora! Hiiiii... esta é uma outra história. Por hora eu só quero falar desta MULHER nobre, por que se banha de afeto pra encarar a terna dura carga de um tempo fragilizado e de caminhos cansados no rosto, mas tambem para a entrega amorosa do encontro...
Sabe aquela turma que você nao se delicia a tempos ?
Pois é... fica ai a dica!
Cheiro de Marli com arroz e largato ao molho madeira...

10 comentários:

  1. Querido poeta, estou sem palavras e com lágrimas nos olhos... Quanta ternura! Sinta-se especial, pois você é especial, o Coletivo é especial.
    Amo todos vocês!
    Minha mais sincera gratidão, se é que alguém agradece a amizade. Mas me sinto muito grata pois num dia muito especial, vocês cruzaram o meu caminho.
    Marli Pereira

    ResponderExcluir
  2. Só me resta agradecer a hospitalidade e a generosidade, Marli!
    Valeu!
    Chikito

    ResponderExcluir
  3. Ah!!!! Eu quero ir na Marli tb...e passar por tudo isso....rsrs...Gilson..olha como estou folgada né..já toda intima...rs...espero que não reparem. Esse blog me deixa assim...Olha só p/ Marli saber gostei muito do comentário que fez ontem do texto da Luiza...muito bom ..bjss

    ResponderExcluir
  4. Marli queridissima!

    Nossa Fada madrinha do sarau!!

    ResponderExcluir
  5. Marli,
    Esse dia em sua cada foi muito especial, sem palavras... Você foi muito gentil. Lembra que eu disse que se fosse na minha casa iam ter que cozinhar, lavar e secar a louça, etc. Você disse que não precisávamos fazer nada. Me senti na sala principal da Casa Grande. Já tão acostumado nos porões da Senzala e do Navio Negreiro. rsrsrsr

    ResponderExcluir
  6. Fabi,
    teria sido bem legal se você tivesse participado conosco desse momento, acho que você ia gostar do momento, da galera, do clima afetuoso, do papo descontraído, sadio...

    ResponderExcluir
  7. Diante de tudo só me resta... shuif, shuif, shuiffffffff. Beijos a todos, quero meu mijo gelado.

    ResponderExcluir
  8. Já eu acho ela bruxa. Bruxa,Acho você bruxa! muito bruxa, daquelas com caldeirão fervente,alquimizando esses elementos tão distintos e tão iguais, que estiveram em sua gruta! Saiu um caldo grosso, substancial e nutritivo, deu saudade do mangue da sua casacastelo! Chalacazam!

    ResponderExcluir
  9. Viu Gente...eu sou vip.....ADOREI...Bjs Coletivos...voces são os melhores!!!!!

    ResponderExcluir