terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lenhadores e Jardineiros

sunflower

Os noticiários, televisivos ou não, estão longe de serem programas atrativos para quem tem livre alguns minutos do seu dia, seja por conta das inúmeras matérias de violência ou pelo excesso de notícias sobre corrupção, sobretudo na esfera política.

Assunta só: “A prefeitura de Campinas cassa o mandado do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT). A decisão saiu na madrugada de sábado, após cerca de 45 horas de sessão ininterrupta na Câmara. Apenas o vereador Sérgio Benassi (PC do B) foi contrário à decisão. Outros 32 vereadores votaram pela cassação do chefe do Executivo”. Assim sendo, o vice-prefeito, Demétrio Vilagra (PT) assume o cargo de prefeito. Estaria bom, caso Vilagra também não estivesse entre os “investigados do Ministério Público por suspeita de envolvimento no esquema de fraudes em contratos.” Pergunto: Dá pra ser feliz? “Que País é esse?” Dorme com um barulho desse!

Tenho trabalhado em sala de aula com meus alunos, do ensino médio, sobre o tema Política. E para esse desafio lanço mão de um texto que li há alguns anos do poeta, educador e psicanalista Rubem Alves, cujo título é Sobre Política e Jardinagem, que de alguma forma pode nos servir de alento. Começa o texto dizendo que “de todas as vocações, a política é a mais nobre”. Em seguida faz uma abordagem etimológica das palavras Vocação e Política.

"Vocação, do latim vocare, quer dizer chamado. Vocação é um chamado interior de amor: chamado de amor por um ‘fazer’. No lugar desse ‘fazer’ o vocacionado quer ‘fazer amor’ com o mundo. Psicologia de amante: faria, mesmo que não ganhasse nada.‘Política’ vem de polis, cidade. A cidade era, para os gregos, um espaço seguro, ordenado e manso, onde os homens podiam se dedicar à busca da felicidade. O político seria aquele que cuidaria desse espaço. A vocação política, assim, estaria a serviço da felicidade dos moradores da cidade."

O grande problema, segundo Alves, é que as pessoas não assumem sua verdadeira vocação. As opções de trabalho são regidas por uma lógica capitalista, mercadológica, em que as pessoas fazem suas opções profissionais tendo como horizonte, algumas vezes, o retorno financeiro como elemento central. E como vivemos em uma sociedade em que algumas profissões “valem” mais que outras, no sentido de que dão um retorno financeiro melhor, a questão vocacional fica em segundo ou terceiro plano. Eu diria ainda que, outras vezes, as pessoas sequer têm a liberdade de escolherem estudar e exercerem a profissão para a qual se sentem vocacionadas. Profissionalizam-se no que sua condição socioeconômica permite, e quando permite.

Assim sendo, vale a pena pensarmos nas oportunidades ou na falta delas para que as pessoas exerçam a profissão a qual são vocacionados. Pensando no Brasil, desde seu suposto descobrimento, naquela selva encontrada quando os Portugueses por aqui chegaram, Alves destaca que

“Aquela selva poderia ter sido transformada num jardim. Não foi. Os que sobre ela agiram não eram jardineiros. Eram lenhadores e madeireiros. E foi assim que a selva, que poderia ter se tornado jardim para a felicidade de todos, foi sendo transformada em desertos salpicados de luxuriantes jardins privados onde uns poucos encontram vida e prazer”.

7 comentários:

  1. Pois é....
    Lembrei do "Analfabeto Político" e do nosso Berthold Friedrich Brecht:

    "Nada é impossível de mudar

    Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
    E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
    Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar."

    Valeu!
    Chikito

    ResponderExcluir
  2. Este é o ano de mil Conferencias acontecendo no Brasil...
    Em qual delas estamos envolvidos????
    Agua, Criança e Adolescente, Meio Ambiente, Educação, Assistencia Social...

    Nenhuma???!!!!!

    é... precisamos cuidar do jardim...

    ResponderExcluir
  3. GENTE!!!
    O BLOG ESTÁ CADA VEZ MAIS LINDO!!!
    É COMO SE A MINHA CASA ESTIVESSE CADA VEZ MAIS ARRUMADA
    VALEU!!

    ResponderExcluir
  4. Sabe Lau concordo com vc e quando o tema é POLÍTICA o meu lado revolucionário fica em alerta, mas ao mesmo tempo ando tão descrente que o significado dela passou a ser mais ou menos esse: Pessoas falam falam falam...mas não dizem nunca nada...Afirmam não saber nunca nada, mas são as primeiras na retórica da labuta...gritam...expõem, mas não se fazem entender; continuam a afirmar, que passaram o recado, aquele não entendido...por fim dizem que querem ser: “melhores na questão do viver”;sinceridade não percebo mais; quando é ao extremo pode ser mais um ato de falta de educação.Enfim saber ponderar seria um ato de maturidade...mas quando é essa a politica que obtemos, acabo ficando imatura."

    ResponderExcluir
  5. Fabi,
    Tive o prazer de trabalhar contigo, sabemos bem das mazelas sociais e dos descasos políticos, públicos... Vale guerreira!!!!

    ResponderExcluir
  6. Penso que tenho alguma coisa a ver com os girassóis!
    Me sinto fascinada diante deles. Acompanhados do texto do Lau, pronto me desbancou.

    ResponderExcluir
  7. Querido Lau, hoje ao ler a Folha Ilustrada, abriu-se a possibilidade do comentário. Contardo Calligaris, faz o seguinte questionamento:
    Se os políticos parecem ser todos corruptos é porque nós, na sociedade civil, devemos ser todos honestos.
    Marli Pereira

    ResponderExcluir